CONHEÇA NOSSO BLOG
31Jul

4 dicas para evitar a gengiva inflamada

Um sorriso perfeito não é apenas fator estético, mas também é uma questão muito importante de saúde. Porém, muitas vezes é difícil conquistá-lo devido a um problema muito comum: as gengivas inflamadas.

Além de causar muito incômodo no portador, essa condição ainda causa mau hálito e pode ser a porta de entrada para outras doenças periodontais. Portanto, é preciso ter muita atenção em seus cuidados diários para evitá-la.

Não sabe o que fazer a respeito disso? Não se preocupe. Este artigo mostra algumas dicas para que você adote em sua rotina e mantenha a saúde bucal em ordem!

1. Realize escovação correta

Para evitar gengivas inflamadas, o primeiro passo é realizar a escovação correta. É aí que começa realmente o processo de higienização bucal, que deve ser feito sempre após as refeições e pelo menos três vezes ao dia.

É essencial que a escova usada tenha cerdas macias e totalmente igualadas, para não ferir tecidos da boca e nem agravar a situação, caso ela já exista. Escolha uma pasta dental de qualidade e troque a escova de dois em dois meses, sem exceções.

2. Use fio dental

A falta de uso do fio dental também é um dos motivos que causam gengivas inflamadas. Como a escova não alcança várias regiões da boca, resto de alimentos se acumulam por ali e nunca são retirados.

Com isso, se transformam em placas dentárias que, se não são removidas, viram tártaro. A presença dessa substância deixa as gengivas inchadas, sensíveis e muito vermelhas. Por isso, não abandone o uso do produto e tenha bastante disciplina.

3. Não abuse do enxaguante bucal

Para complementar a higiene bucal, muitas pessoas optam pelo uso de enxaguante, que por vezes pode conter álcool e outras substâncias um pouco mais agressivas para intensificar a ação de limpeza dos dentes. Porém, em excesso ou a depender de sua composição, ele pode irritar as gengivas.

Se você não dispensa o uso de enxaguante bucal, o mais indicado é consultar seu dentista de confiança e adquirir sempre a marca recomendada por ele para seu caso. Assim, você respeita sua condição, investe no produto correto e consegue ficar longe das gengivas inflamadas.

4. Visite seu dentista regularmente

Outra ação preventiva contra gengivas inflamadas é se consultar regularmente com seu dentista. A limpeza geral periódica é muito importante para remover qualquer acúmulo de sujeira e para se certificar que suas gengivas estão saudáveis.

Se você apresentar tendência a produzir tártaro, reduza o intervalo de consulta de seis para quatro meses. Dessa forma, você não arrisca seu sorriso e se mantém consciente sobre o estado de suas gengivas.

Não se esqueça de que, diante de qualquer sintoma, como sangramento, vermelhidão e coceira nas gengivas, é preciso procurar ajuda odontológica imediata. Não adie, para que a situação não se transforme em uma inflamação mais grave e de difícil tratamento.

E você, já teve que lidar com gengivas inflamadas? Quais são seus principais cuidados com a saúde bucal para se manter afastado do problema? Quer mais dicas? Marque uma consulta no Instituto Oral Itaim e receba orientações de nossos especialistas.

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii