CONHEÇA NOSSO BLOG
05Dez

4 diferentes tipos de implantes dentários

Na busca por um sorriso perfeito, recorrer ao implante dental é uma prática comum. Além de restaurar a estética, o tratamento atua diretamente no resgate da saúde bucal. Basicamente, a cirurgia consiste em implantar um pino no osso, que cumpre o papel de raiz do dente.

Porém, cada estrutura bucal tem uma situação em particular, e requer um tipo diferente de implante. Somente um dentista com especialidade na área pode recomendar o melhor para seu caso, mas você pode conhecer as variedades neste artigo. Vamos lá?

1. Implante dental curto

Para que um implante tenha bons resultados, é preciso avaliar a quantidade de osso disponível, pois é ela quem permite a fixação do pino. No caso do implante dental curto, sua atuação oferece uma alternativa para pacientes com déficit ósseo que querem se submeter ao procedimento mais rapidamente sem recorrer a enxertos.

Ele é usado quando há falta prolongada do dente ou uso extenso de próteses o que gera uma perda óssea. Este implante dental tem penetração óssea mínima e dimensões bastante reduzidas. Contudo, o seu desempenho nos possibilita ótimos resultados.

2. Implante de titânio

Ainda existem estudos em vigor para definir qual o melhor material para um implante dental. Até o momento, o mais utilizado para o tratamento é o titânio, cujas maiores características são a resistência ao tempo e ao processo de corrosão, além de ser um material biocompatível. Como substância durável e sólida, consegue bem cumprir as funções dentárias. Ele também é compatível com as reações do organismo, e, por isso, as chances de rejeição são mínimas, fazendo com que o procedimento seja ainda mais seguro.

3. Implantes de cerâmica

Por enquanto, os implantes de cerâmica ainda são uma descoberta recente na odontologia. Ainda não são muito populares, porém, sua cor branca é bastante indicada em casos de dentes na região anterior, o que garante um resultado excelente ao sorriso. Não está sujeito à oxidação, fator fundamental para que um implante dental tenha sucesso, além de apresentar resistência aos movimentos de mastigação e ser muito confortável.

4. Implantes nano tecnológicos

Dentre as maiores inovações nesta área da odontologia, o implante dental com uso de nano tecnologia é uma das mais recentes. A cicatrização é muito mais eficaz e a melhora da formação óssea é considerada muito mais significativa, pois acontece em menos tempo que um implante normal.

As partículas nano tecnológicas são criadas através de biologia molecular e informática e aumentam a fixação óssea. Quando a necessidade de implante é mais crítica, essa alternativa é bastante utilizada, pois apresenta resultados imediatos. Esses tratamentos na superfície, diminuem o tempo para colocação da coroa.

Assim como as habilidades do profissional são essenciais para que um implante dental corra bem, paciente deve seguir todos os cuidados e orientações no processo de recuperação. Exames como radiografias e a confecção de modelos para testes podem ser solicitados pelo dentista, como parte do acompanhamento completo oferecido nessa situação.

Você já passou por algum implante dental? Como foi a sua experiência? Deixe seu relato nos comentários e enriqueça ainda mais este post!

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii