CONHEÇA NOSSO BLOG
X Coisas Para Saber Antes Da Colocar O Aparelho Ortodontico Blog

4 informações para saber antes de colocar o aparelho ortodôntico

 

Usar aparelho ortodôntico é uma necessidade que assusta muitas pessoas. De fato, a rotina de quem precisa do item muda um pouco, mas não significa que isso seja motivo de preocupação.

A adaptação é simples e é sempre bom considerar que, além de ser temporário, esse uso será um grande passo para ter um sorriso perfeito. Mas se você ainda precisa se preparar para essa mudança, fique tranquilo.

Este artigo traz uma lista com algumas informações importantes para saber antes mesmo de colocar o aparelho. Leia com atenção e encontre soluções para algumas situações que, geralmente, são vistas como obstáculos.

1. Existem vários tipos de aparelho ortodôntico

Se você está inseguro a respeito de estética ou desconforto, não se preocupe. A tecnologia avançou o suficiente para oferecer diversos modelos de aparelho ortodôntico cada vez mais confortáveis e discretos.

Mas lembre-se: cada caso é diferente e o que ficou bom para um amigo, por exemplo, pode não se aplicar a você. Por isso, consulte um profissional para avaliar seu problema e tirar suas medidas bucais. Assim, você poderá usar um aparelho apropriado e contar com excelentes resultados.

2. É preciso redobrar os cuidados com a higiene bucal

Usar aparelho ortodôntico requer cuidados ainda mais especiais com a sua higiene bucal. Sendo assim, tenha em mente de que um efeito satisfatório após o uso depende também de você e de suas práticas diárias de limpeza.

Seu ortodontista poderá indicar o melhor tipo de escova de dente e outros produtos que agem melhor para seu tipo de aparelho. Por exemplo: aparelhos móveis precisam ser escovados fora da boca, enquanto aparelhos fixos precisam de atenção com seus bráquetes. É importante ser bastante disciplinado nesse processo e nunca deixar de usar fio dental.

3. Consultar um profissional mensalmente é indispensável

Assim que você colocar o aparelho ortodôntico, terá que visitar seu dentista mensalmente. Ou, de acordo com seu tratamento, em períodos mais espaçados. Cada aparelho pede manutenções e ajustes específicos, que precisam ser cumpridos para que o tratamento funcione.

Além disso, uma limpeza mais profunda é essencial para conservar resultados e manter em dia a prevenção. Cumprir esse calendário contribui também para a identificação mais rápida de possíveis problemas e até mesmo para verificar o status do tratamento. Quem sabe você não consegue retirar o aparelho antes mesmo do esperado?

4. É muito importante planejar uma nova alimentação

Doces, alimentos muito duros e açúcar deverão sair de seu cardápio. Todos eles dificultam muito a limpeza dos dentes e do aparelho ortodôntico e podem, inclusive, causar danos permanentes no acessório. Não é preciso ser radical, mas, na medida do possível, é interessante evitar o consumo.

Por isso, peça ajuda ao seu dentista para planejar uma alimentação que inclua alimentos mais nutritivos, com opções macias e de fácil mastigação. A princípio, essa mudança parece a mais complicada, mas acredite: após algum tempo, todo o seu organismo também agradecerá pela mudança.

Pronto! Agora que você sabe tudo sobre a colocação de aparelho ortodôntico, pode ficar mais sossegado em relação ao processo e se preparar para as pequenas transformações em sua rotina.

E agora que você já sabe as 4 principais informações a respeito do aparelho ortodôntico, acesse o nosso site e agende a sua consulta!

Posts RecentesCategoriasTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii