CONHEÇA NOSSO BLOG
Bruxismo Como Descobrir Se Voce Tem Esse Habito Miniatura

Bruxismo: como descobrir se você tem esse hábito?

Você já ouviu falar em bruxismo? Ao contrário do que possa parecer, esse nome não tem nada a ver com bruxaria ou rituais, mas sim com um problema que resulta do ranger excessivo dos dentes enquanto você dorme. Se não for bem tratado, pode causar problemas de saúde que vão além dos problemas dentários.

Para você descobrir se possui esse hábito, separamos alguns indícios de bruxismo nesse post. Continue a leitura e identifique se o problema atinge você ou algum dos seus familiares!

Atente para os avisos das pessoas que moram ou dormem com você

Quem está mais perto de você pode perceber que talvez você faça barulho enquanto dorme e lhe avisar a respeito. Nem sempre será exagero ou brincadeira da parte de amigos e familiares. De todas as formas, se o aviso vier, é melhor investigar. O barulho que vem do ranger dos dentes (em alto volume) é um dos sintomas mais evidentes do bruxismo.

Observe as dores musculares próximas a mandíbula

Dores na mandíbula podem aparecer quando forçamos a mastigação, seja para quebrar alguma comida muito dura ou por conta da fadiga proveniente do excesso das repetições ao mastigar. Isso deixa a região cansada e pode gerar dores que incomodam bastante.

No caso do bruxismo, essas dores podem surgir logo que você acorda, resultando em um sinal alarmante de que, por exemplo, passou a noite inteira rangendo os dentes com muita força.

Preste atenção as suas dores de cabeça

Se o cansaço ou dor na mandíbula ao acordar vier acompanhado de dores de cabeça, esse pode ser mais um indício de que você tenha esse hábito. Em alguns casos, a dor se estende até mesmo ao pescoço, dependendo da pressão do ranger dos dentes, e você poderá simplesmente parar de culpar uma noite mal dormida ou um travesseiro que achava inadequado.

Observe também se os seus dentes estão sendo danificados

A força da fricção pode trazer diferentes danos aos dentes. Observe algumas características, por exemplo, se o esmalte do dente está muito desgastado nas áreas onde os dentes se encontram.

Ressalte ainda se os dentes estão muito doloridos, de uma maneira diferente, ou mesmo se você sente como se estivessem moles (em alguns casos podem mesmo estar). Tudo isso pode indicar que você tenha o hábito do bruxismo.

Cheque os níveis de estresse

O bruxismo pode ser um recurso que o organismo usa para que as pessoas lidem com o estresse. Certamente você já vivenciou alguma situação de muita raiva e acabou por cerrar os dentes, quase que de imediato. Também se você costuma ser uma pessoa nervosa, ansiosa ou se está passando por momentos complicados na família ou trabalho, isso pode se manifestar por meio do surgimento do bruxismo.

Com um ou mais desses sintomas, pode ser que você apresente o costume de ranger os dentes à noite. É valido consultar um especialista para fazer o diagnóstico por meio de exames específicos e mais detalhados. Assim, o profissional será capaz de recomendar os tratamentos mais adequados, como um aparelho especial que evita o contato entre os dentes ou outros métodos, como aqueles indicados para aliviar o estresse.

É possível também que sua dor de dente não seja bruxismo. Você sabe o que é ATM? Não deixe de conferir nosso artigo a respeito do assunto e agende já uma consulta no Instituto Oral.

Posts RecentesCategoriasTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii