CONHEÇA NOSSO BLOG
26Ago

Bruxismo em crianças: causas e consequências

O bruxismo em crianças pode ser desenvolvido por conta de diversas situações de exposição. É importante esclarecer que não se trata de uma doença, mas sim de uma desordem funcional caracterizada pelo ranger dos dentes durante o sono. Essa ação pode gerar consequências graves às crianças. Dessa maneira, é necessário que o tratamento odontológico seja realizado para prevenção. Gostaria de saber quais são as causas e consequências do bruxismo em crianças? Continue a leitura deste artigo do Instituto Oral Itaim.

Bruxismo em crianças: o que você precisa saber?

O bruxismo em crianças pode ser desenvolvido em dois tipos: durante o sono e em vigília. O primeiro é o modelo mais comum. Acontece devido ao fato das crianças serem mais vulneráveis e ainda não saberem lidar direito com suas emoções.

Nesse sentido, a famosa frase: “o corpo fala” faz total sentido com o bruxismo em crianças. A seguir, separamos algumas causas e consequências que podem ser apresentadas por essa disfunção.

Por que existe bruxismo em crianças?

Causas

As causas de bruxismo em crianças são diferenciadas de acordo com cada tipo de distúrbio. Por anos, pesquisas realizadas sobre bruxismo durante o sono, detectaram que ele tinha ligação direta com o estresse. No entanto, as novas pesquisas do campo apontam causas diversas.

As possíveis causas para o bruxismo noturno em crianças podem estar relacionadas ao ambiente no qual a criança é exposta. Então, constantes mudanças de rotina, por exemplo, são capazes de fundamentar o bruxismo em crianças. Nesse mesmo passo, fatores emocionais também possuem a mesma ação.

Por outro lado, o bruxismo de vigília, que acontece ao longo do dia, tem como causa principal a ansiedade. A criança pressiona os dentes como uma das formas que aparentam situação de estresse. Assim, torna-se mais característico de pré-adolescentes.

Bruxismo em crianças prejudica o sono

Consequências

Caso o bruxismo em crianças não seja acompanhado por um profissional odontopediatra, o tempo dele poderá ser estendido. Assim, quanto mais tempo perdurar o período dessa disfunção, maiores poderão ser as consequências. Entre elas, é possível encontrar o desgaste dos dentes, aumento da pressão na cabeça e modificação da articulação temporomandibular. Essa última simboliza a região do osso temporal e a mandíbula, parte que pode ficar comprometida para além da infância.

Como evitar?

Existem formas de prevenir o bruxismo em crianças! Tentar estabelecer uma rotina, incentivar a boa mastigação e posicioná-las em ambiente tranquilo antes de dormir são formas de diminuir a tensão na qual elas podem ser expostas.

Pai e filho brincando de futebol

Tratamento

O tratamento do bruxismo em crianças é semelhante ao realizado em adultos. O odontopediatra indicará uma placa que impeça ou diminua o atrito causado entre os dentes superiores e inferiores. Contudo, em casos mais graves deverá ser iniciado tratamento ortodôntico, com a colocação de aparelho, por exemplo.

Onde realizar o tratamento?

Gostou do nosso artigo sobre bruxismo em crianças? Realize o tratamento de seu filho no Instituto Oral Itaim! Oferecemos odontopediatria em São Paulo! Além desse serviço, você também encontra clareamento dental, ortodontia, periodontia entre outros para tornar o seu sorriso e o da sua família ainda mais bonito! Entre em contato conosco e conheça nossa missão!

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii