CONHEÇA NOSSO BLOG
03Jan

Cárie infantil: 6 dicas para cuidar bem da saúde bucal de seus filhos

Para evitar a cárie infantil, os cuidados com a saúde bucal devem começar bem cedo. E quando falamos cedo, é realmente desde a fase em que o bebê ainda não possui nenhum dentinho formado.

Iniciar uma rotina de cuidados com os dentes deve ser desde a infância, para que as crianças cresçam com este hábito e evitem problemas futuros, como as temidas cáries, tão comuns em crianças.

Para evitar este mal que pode causar dor de cabeça em qualquer pai, confira 6 dicas essenciais para evitar a cárie infantil:

1.    Comece antes dos dentinhos nascerem

Pode parecer bobeira, mas a higiene das gengivas do bebê também são de extrema importância. Tanto para garantir que não tenha ficado nenhum resquício de leite nos locais em que os dentes começarão a aparecer, quanto para já acostumar o pequeno com intervenções na boca.

O recomendado é que se limpe as gengivas, bochechas e língua com um pano ou gaze úmida, pelo menos duas vezes por dia, mas, especialmente, antes de colocar o bebê para dormir. Também pode ser usada uma dedeira própria, porém ela só é recomendada a partir dos 3 meses de idade.

2.    Realize a escovação diária

Depois do surgimento dos dentinhos, mantenha os horários das refeições em ordem e, após cada uma delas serem feitas, incentive a criança a escovar os dentes. De início, os pais devem auxiliá-los, até que tenham capacidade suficiente para fazerem sozinhos.

Dê preferência a uma escova de cerdas macias. O jeito ideal de escovação é primeiro passar a escova na superfície interna de cada dente (parte de trás) e, depois, a área externa.

Em seguida, escovar a área usada para mastigar de todos os dentes e, por último, deve-se escovar suavemente a gengiva, com movimentos de vai e vem.

3.    Utilize o fio dental

A principal função deste item é a remoção da placa bacteriana e de pequenos fragmentos que ficam entre os dentes e a gengiva, que podem causar a cárie infantil. O indicado é começar a usá-lo desde o primeiro contato de um dente com o outro.

4.    Insira o flúor em sua higiene bucal

É indispensável para a prevenção da cárie infantil. Ele até mesmo reverte o desenvolvimento de pequenas cáries antes de se tornarem visíveis.

O flúor é um mineral encontrado em fontes de água e possui cálcio e fósforo, responsáveis pela rigidez dos dentes. Sua aplicação deve ser direta, por bochecho ou pela utilização de moldeiras.

5.    Preste atenção na alimentação

Esta dica pode até passar despercebida por alguns pais, mas ela faz toda a diferença. De forma geral, o recomendado pelos dentistas é que se reduza a frequência diária do consumo de açúcares industrializados e de amido, pois são amigos íntimos das cáries. Oriente seu filho a se alimentar com comidas mais saudáveis. Isso também fará bem à saúde do pequeno.

6.    Realize sempre uma visita ao dentista

Para garantir que tudo está bem, é recomendável fazer visitas rotineiras ao dentista. Só um profissional competente poderá orientar as melhores soluções para a saúde bucal dos pequenos.

Agora que você já sabe algumas dicas para melhorar a saúde bucal dos seus filhos, confira também nosso artigo: Escova de dente infantil: como escolher a escova de dente das crianças?

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii