CONHEÇA NOSSO BLOG
05Jun

6 cuidados pós-operatório para a cirurgia de implante dentário

Os implantes dentários são famosos por eliminarem o uso da dentadura e da ponte móvel. Com eles, o paciente consegue ter dentes fixos novamente. A cirurgia de implante dentário consiste na instalação de estruturas de metal no osso maxilar abaixo da gengiva. Apesar de simples, o procedimento requer cuidados pós-operatório para sua eficácia. Veja, a seguir, as principais recomendações dos dentistas para a plena recuperação do paciente após a intervenção cirúrgica.

6 cuidados antes e após a cirurgia de implante dentário

1- Faça repouso absoluto

Após a cirurgia de implante dentário, é comum o surgimento de edemas e inchaços na região operada. Para limitar o acúmulo anormal de líquido no local – que surge 48 horas após o procedimento –, o ideal é fazer repouso absoluto. Isto é, evitar falar, se locomover e movimentar a boca. Quanto mais quieto você ficar, melhor!

2- Aplique gelo no local

Aplicar bolsa de gelo na face, especialmente no exterior do local operado, é ideal para reduzir inchaços. Além disso, diminui o sangramento e tem poder analgésico, ajudando no combate à dor.

As compressas de gelo devem ser aplicadas 24 horas após a cirurgia de implante dentário. Repita a aplicação várias vezes ao longo do dia, durante cerca de 10 minutos. Faça intervalos de 5 a 10 minutos durante as aplicações para evitar queimar a pele.

3- Não fume

A sucção do ato de fumar cria uma pressão negativa dentro da boca que pode ocasionar sangramento. Além disso, a nicotina pode atrasar o processo de cicatrização.

4- Evite cuspir ou fazer bochechos

Um pequeno sangramento é normal nas primeiras 24 horas pós-cirurgia. Para evitá-lo, é recomendado evitar cuspir ou fazer bochechos. O mesmo vale para o momento da escovação diária: enxágue a boca com cuidado, fazendo movimentos leves e suaves.

5- Tenha cuidado ao mastigar

Após a cirurgia de implante dentário, é normal sentir desconforto ao falar, abrir a boca ou mastigar. Portanto, o ideal é que a mastigação seja feita somente do lado que não foi operado.

O máximo de cuidado possível é necessário nesse momento para evitar que haja acúmulo de alimentos e resíduos que possam ocasionar processos inflamatórios no local operado.

6- Não consuma alimentos duros, quentes ou ácidos

A alimentação é fundamental para o sucesso da cirurgia de implante dentário. Isso porque alguns alimentos podem mover o pino do lugar e atrapalhar a cicatrização do procedimento. Nesse sentido, o ideal é evitar alimentos mais resistentes, crocantes e duros.

Além disso, evite ingerir alimentos ou bebidas muito quentes, pois podem causar inflamações. Acidez também é proibida! Portanto, evite frutas cítricas e refrigerantes.

Faça sua cirurgia no Instituto Oral Itaim!

Quer ter um sorriso completo e bonito de novo? Faça o tratamento de implante dentário com o Instituto Oral Itaim! Nossa equipe de dentistas é especializada nesse tipo de procedimento e garante uma cirurgia de sucesso. Entre em contato conosco e agende já a sua consulta!

Quer ler mais sobre implante dentário? Confira os artigos do nosso blog que abordam o assunto:

Além de implantes dentários, também falamos sobre tratamentos ortodônticos, estética bucal, odontopediatria e muito mais!

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii