CONHEÇA NOSSO BLOG
16Set

Como cuidar dos dentes durante a pandemia?

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a importância dos hábitos de higiene foi bastante reforçada ao longo dos meses, assim como a recomendação de manter o distanciamento social. Como a transmissão do Covid-19 ocorre, principalmente, por gotículas de saliva, é sempre bom alertamos sobre os cuidados com a nossa saúde bucal. No artigo de hoje, o Instituto Oral Itaim fala sobre como cuidar dos dentes na pandemia e indica em quais casos você deve procurar uma clínica especializada. Confira!

Entenda como cuidar dos dentes na pandemia

Primeiramente, não podemos esquecer dos cuidados diários que devemos ter para evitar o surgimento de problemas bucais, como cáries e gengivite. Você deve escovar o dente, ao menos, três vezes ao dia, com uma escova de cerdas macias e pasta de dente com flúor. Além disso, o uso do fio dental é indispensável para remoção das placas que se acumulam entre os dentes. Caso seja uma indicação do seu dentista, você também pode fazer uso de enxaguante bucal.

No Blog do Instituto Oral Itaim, você encontra diversos artigos informativos sobre saúde bucal e que vão lhe ajudar a saber como cuidar dos dentes na pandemia. Veja:

E ao escovar os dentes?

Lembre-se de sempre lavar as mãos antes de escovar os dentes. Afinal, nossas mãos tocam diversas superfícies ao longo do dia e, já foi comprovado cientificamente, que o Covid-19 pode chegar a três dias de sobrevivência em aço e plástico. A partir do momento que levamos a mão à boca sem higienização, corremos o risco de contágio.

Uma pessoa na minha casa está infectada com o Covid-19, e agora?

Além de higienizar móveis e maçanetas com álcool 70, como recomendado pelo Ministério da Saúde,  manter a pessoa em isolamento, você também deve ter o cuidado de separar pasta de dente, sabonete e toalha de rosto. Também não é indicado deixar as escovas de dente próximas.

Quando ir ao dentista?

Caso você esteja apresentando algum dos sintomas listados a seguir, ligue para uma emergência dentária que esteja seguindo todos os protocolos de higienização, como o Instituto Oral Itaim e marque uma consulta de urgência.

  • Dor de dente aguda;
  • sangramento frequente na gengiva;
  • inchaço no rosto ou na gengiva;
  • infecções dentárias;
  • abcessos em dentes ou na gengiva;
  • fratura ou trauma dentário.

Agora que você entendeu como cuidar dos dentes na pandemia, lembre-se de ir ao consultório fazendo uso de máscara e seguindo todos os protocolos de higiene recomendados. Caso esteja com suspeita ou já tenha se contaminado com o novo coronavírus, avise no momento da marcação da consulta. Chegue pontualmente para evitar aglomerações e, acompanhantes só no caso de menores de idade, idosos ou pessoas com deficiência.

No artigo linkado acima, você encontra todos os tratamentos que nossa clínica dentária no Itaim Bibi  realiza em casos de urgência e emergência. Precisa de ajuda? Agende sua consulta agora mesmo!

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii