CONHEÇA NOSSO BLOG
Como E Feito O Implante Dentario Miniatura

Como é feito o implante dentário?

Ter um sorriso bonito é uma das premissas da autoestima elevada. Por ser o nosso cartão de visita, ter perdido algum dente pode atrapalhar as nossas relações no dia a dia e mexer até com as nossas emoções.

O implante dentário é a solução perfeita para quem quer recuperar o sorriso e a felicidade. Até anos atrás, as alternativas que existiam se baseavam nas pontes fixas ou até mesmo em próteses totais — as chamadas dentaduras.

Com a modernização dos processos, outras possibilidades surgiram e uma delas é o implante dentário. Entenda mais sobre o mesmo neste artigo!

O que é um implante dentário?

Trata-se, no todo, de um dente implantado no espaço em que não há a presença do mesmo. Existem alguns tipos diferentes, mas o mais comum é o de titânio.

Tecnicamente falando, é uma estrutura de titânio posicionada no osso maxilar, abaixo da gengiva, para substituir a raiz do dente. Essa técnica é feita através de cirurgia. Em cima deste implante, é colocado o novo dente.

O implante é uma plataforma estável para o dente artificial porque é integrado ao osso. Quando a prótese é montada sobre o implante não muda de posição na boca e não escorrega durante a fala ou alimentação.

Como é feito?

A cirurgia para se colocar um implante dentário não é complicada. Com as técnicas avançadas que existem, muito mais desenvolvidas do que antigamente, este processo tornou-se um procedimento muito comum que, em alguns casos mais simples, pode durar apenas 20 minutos.

O procedimento é realizado no próprio consultório odontológico e é aplicada a anestesia local, sendo assim, o paciente não sente nenhuma dor.

O implante é feito a partir de dois processos:

  1. Etapa cirúrgica, em que são instalados os implantes que ficarão no lugar das raízes naturais dos dentes.
  2. Etapa da prótese, em que serão instaladas as próteses dentárias, ou seja, os dentes artificiais que ocuparão o lugar do dente perdido.

Passo a passo

Depois de analisar os exames do paciente, o cirurgião-dentista extrai os dentes preservando o que resta do osso. E, importante: nem sempre a extração acontece no mesmo dia do implante. Tudo vai depender da decisão do dentista, que se baseará no melhor para o seu caso.

O próximo passo é parafusar uma peça de titânio, que servirá de pino para colocação do dente. O dentista faz uma pequena incisão (corte) na gengiva, com a finalidade de expor o leito ósseo para este processo.

Depois, pequenas brocas realizam a perfuração do osso. O processo é realizado de forma a expandir progressivamente a cavidade, para que possa receber o implante do tamanho selecionado pelo cirurgião. Ele coloca um extensor do pino, local em que será fixada a coroa — a parte superior do dente.

Em seguida, o implante é inserido na cavidade e recebe uma tampa de proteção cicatrizadora. Por fim, realiza-se uma sutura na região. Depois disso, o paciente fica em repouso de 3 semanas a 6 meses dependendo da situação.

Ao retornar ao consultório, o cicatrizador é retirado e um pilar metálico é adaptado à prótese. Durante o repouso, o paciente pode receber uma prótese provisória. Finalizado o processo (coroa instalada na prótese), é necessário manter uma boa higiene bucal e está feito: o seu sorriso novo em folha.

Precisa realizar um implante dentário? Saiba mais sobre como o Instituto Oral realiza esse procedimento!

Posts RecentesCategoriasTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii