CONHEÇA NOSSO BLOG
30Mar

Quer saber como evitar a cárie? Veja essas 6 dicas!

Manter hábitos saudáveis é essencial para evitar a cárie. Ter esse problema pode trazer outros inúmeros prejuízos como mau hálito, sensibilidade dentária, perda de dentes e disfunções no intestino. Por causa disso, é imprescindível manter uma boa higiene, bem como outros cuidados de manutenção da saúde bucal. Quer saber quais outros hábitos podem evitar a cárie? Neste artigo, nós separamos algumas dicas. Boa leitura!

Quer evitar a cárie? Confira as 6 dicas infalíveis abaixo!

1- Beber bastante água

Uma das causas da cárie é a alteração do pH bucal. A secreção humana responsável por equilibrá-lo é a saliva. E, por ser composta em grande parte pela água, é essencial que o consumo do líquido seja feito em abundância diariamente.

Outro fator que torna importante a ingestão da água para a saúde bucal é o flúor. A água do Brasil é enriquecida com o componente. Ou seja, ao beber água você protege os dentes. Assim, evita a cárie.

2- Trocar a escova dental de forma periódica

Fazer a troca da escova de dente de forma periódica é fundamental para evitar a cárie. Isso acontece porque, depois de algum tempo de uso, as cerdas podem ficar deformadas. Dessa maneira, passam a não atingir mais todos os locais que precisam ser limpos. Por consequência, a eficácia dela diminui.

Além disso, a troca deve ocorrer com certa frequência, também, por causa dos germes e bactérias. Eles podem se proliferar nesse ambiente e, em contato com os dentes, gerar problemas bucais a exemplo da cárie.

Nem todas as pessoas sabem como limpar a escova de dente da forma correta. Assim, torna-se essencial que após certo período o instrumento seja substituído. A recomendação é de que a troca ocorra a cada 2 ou 3 meses.

3- Usar fio dental

Para manter uma boa saúde bucal e evitar a cárie, é essencial que você saiba como escovar os dentes da forma correta. O que algumas pessoas não sabem é que a limpeza bucal ideal não inclui apenas a escova e o creme dental.

O uso do fio dental antes ou após a escovação torna a limpeza ainda mais eficiente. Esse utensílio é fundamental para deslocar os restos de comida que se encontram entre os dentes, locais que as cerdas da escova não conseguem acessar. Sem o uso dele, o resíduo pode acumular e proliferar bactérias, principalmente as responsáveis pelo surgimento da cárie. Sendo assim, usar o fio dental torna-se obrigatório.

4- Adotar uma alimentação saudável

Adquirir ou manter hábitos alimentares saudáveis contribuem para evitar o surgimento de cáries. Comer doces e açúcar são exemplos do que não se deve fazer. Esses elementos são responsáveis por estimular ácidos bacterianos. Podem causar o problema. Dessa forma, diminuir o consumo deles ajuda a evitar a cárie.

Alguns exemplos de alimentos que ajudam a prevenir a cárie são:

  • grãos;
  • fibras;
  • frutas;
  • vegetais;
  • comestíveis ricos em cálcio.

5- Manter hábitos saudáveis

Outra dica que ajuda a evitar a cárie é manter hábitos saudáveis. Algumas substâncias podem causar o desequilíbrio bucal, tornando o espaço ótimo para as bactérias.

Não fumar, evitar ingerir álcool e alimentos cítricos são algumas das sugestões para a manutenção de uma boa saúde bucal.

6- Não deixar de ir ao dentista

Não existe uma recomendação única quanto ao tempo em que se pode ficar sem ir ao dentista. Alguns especialistas definem que o ideal é visitar o profissional a cada 4 meses. Outros dizem que pode ser de ano em ano. O importante mesmo é: entender a necessidade de ir ao consultório do profissional com certa frequência.

Fazer a profilaxia dental com o dentista é uma ótima maneira de evitar a cárie. Mantendo esse hábito, problemas dentais podem ser descobertos e tratados precocemente, antes que se transformem em prejuízos maiores.

Conte conosco!

A clínica Dra Joana Ozi é uma clínica odontológica em SP que preza pelo melhor do paciente. Nós oferecemos serviços de prevenção, tratamentos e estética dental. Algum problema ou histórico de cáries? Nós ajudamos! Entre em contato e agende uma consulta!

Você também pode entrar em contato conosco pelo telefone (11) 4770-0250 ou Whatsapp (11) 99647-7614. Fale conosco e garanta um ótimo serviço dentário!

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2021 Instituto Oral Itaim | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii