CONHEÇA NOSSO BLOG
19Mar

Conheça os riscos dos doces para a saúde bucal

Como as substâncias que compõem os doces são agradáveis para o paladar, os açúcares são constantes na vida de adultos e crianças. Com o exagero do consumo e a falta de cuidado com a saúde bucal, manifestam-se os problemas, principalmente em forma das tão temidas cáries.

Então, entender os riscos dos doces para a saúde bucal e saber reconhecer os sintomas da cárie é fundamental para ter o sorriso sempre saudável. Além disso, é preciso cuidar adequadamente da higiene oral, de modo a preservar a integridade dos dentes.

Nesse artigo, separamos informações relevantes para que você saiba quais são as causas prejudiciais no consumo de doces para a saúde bucal. Prossiga a leitura para saber mais!

Exagerar no consumo de doce faz mal para a saúde bucal?

Longe de ser um mito, o consumo excessivo de doces faz mesmo muito mal para a saúde oral. Isso porque os doces são os principais agentes causadores das doenças relacionadas à boca.

A explicação para isso está na proliferação de bactérias no ambiente bucal, decorrente da abundante oferta de alimento, representada pela presença do açúcar. Nos diversos tipos de doenças bucais, caso não haja intervenção de um dentista, pode ocorrer a perda dos dentes afetados.

Quais são as doenças causadas pela presença dos açúcares na cavidade oral?

O problema mais frequente, relacionado aos açúcares depositados na cavidade bucal, é o aparecimento de cáries. Elas causam a corrosão progressiva da dentição, e se não forem tratadas a tempo, chegam até o nervo, provocando necrose pulpar e em alguns casos, abcesso.

O acúmulo de açúcares assim como de outros alimentos, quando não removidos com a escovação correta, são responsáveis pelo surgimento da placa bacteriana sobre o dente. Ela é composta por resíduos alimentares e bactérias, que se não forem removidos, progridem e se transformam em tártaro — que é a placa mais resistente e endurecida.

Quando o perigo aumenta?

Para quem acredita que o açúcar causa iguais malefícios, independentemente do horário da sua ingestão, a má notícia é que esse conceito precisa ser revisto. Pois, de acordo com o horário que se coma doce, seus efeitos nocivos são mais graves ainda.

Para entender mais, comer doce à noite aumenta os riscos de se instalar alguma das doenças indicadas no tópico anterior desta postagem. O motivo do agravamento é a redução da produção de saliva pelo organismo no período noturno.

Veja que é, justamente, na saliva que se encontram muitas das substâncias que combatem a multiplicação das bactérias na cavidade oral.

Com menos enzimas e anticorpos trabalhando na eliminação dessas autênticas vilãs, o ambiente se torna favorável à ação dos agentes infecciosos. O resultado disso é a boca fragilizada e exposta aos causadores das diversas doenças.

Como cuidar da saúde bucal?

Se antes trouxemos referências desanimadoras sobre o que sucede no ambiente bucal com o uso do açúcar, agora é hora de apontar soluções para a temática. O melhor de tudo é que práticas bastante simples são eficazes para manter afastados os sintomas da cárie — e evitar que o mal se desenvolva.

Então, se sua preocupação está relacionada a como evitar cárie, a primeira atitude deve ser manter a cavidade oral higienizada. Isso, como uma rotina, na qual você privilegie os cuidados após a ingestão de doces.

Para tal, é recomendado caprichar na escovação, usar fio dental e enxaguante bucal, ao menos três vezes por dia, caso faça ingestão de algum doce, realizar logo após a escovação. Com esses cuidados caseiros, aliados a visitas regulares ao dentista, você se previne das doenças bucais.

Conforme você viu acima elencado, comer muito doce faz mal à saúde bucal, portanto, é importante reduzir a presença dessa substância na alimentação. Além disso, ao consumir açúcares, lembre-se de proceder a higienização da cavidade oral o mais rápido possível. Isso quer dizer, no máximo, 15 minutos após ingerir a substância adocicada. E, lógico, vá sempre ao dentista, para manter sua boca sempre bem cuidada!

Agende agora a sua avaliação dentária, entre em contato com o Instituto Oral, para tratarmos do seu sorriso!

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii