A exodontia é um ato cirúrgico responsável por realizar a extração do dente. É a grande especialidade na área da cirurgia dentária do Instituto Oral Itaim, clínica odontológica de referência no bairro do Itaim Bibi. Ainda que o procedimento seja realizado por profissionais especializados, como é o caso da nossa clínica, é necessário que o paciente tome certos cuidados pós-operatórios. Veja, a seguir, quais são as principais ações que você deve praticar para garantir o sucesso do procedimento.
5 cuidados após a extração do dente
1- Repouso
Após a extração do dente, é fundamental repousar para evitar exposição excessiva ao sol. A média recomendada é de 3 a 4 dias de repouso, no mínimo. Além disso, os momentos de descanso são ideais para evitar a prática de esforço físico intenso.
Agora, caso você tenha extraído um dente terceiro molar — o famoso dente do siso —, é recomendado um período maior de repouso. Em geral, isso ocorre pela cirurgia ser mais invasiva e demorada, necessitando de um tempo maior de recuperação.
2- Alimentação
É preciso tomar muito cuidado com a alimentação após a extração do dente. Prefira alimentos mais líquidos e pastosos para facilitar a mastigação e impedir possíveis dores no local. Opções frias, como sorvetes, sucos e açaí, também são ótimas aliadas na recuperação.
Nas primeiras 24 horas pós-cirurgia, evite ingerir alimentos muito quentes, já que estimulam o sangramento. No dia seguinte, é permitido opções mornas e macias.
3- Bochecho
O ato de bochechar com enxaguante bucal não é aconselhado durante os primeiros dias pós-exodontia. Tal prática pode destruir a formação de coágulo no local da extração (alvéolo). Portanto, de preferência, bochechos só podem ser feitos depois de 24 horas após a extração do dente.
4- Elevação da cabeça
Após a cirurgia, é primordial deitar com a cabeceira da cama/almofada elevada. Isso ajuda na circulação do sangue e, consequentemente, evita sangramentos.
5- Compressa de gelo
Nas primeiras 24 horas após a extração do dente, é fundamental aplicar uma compressa de gelo ou bolsa térmica gelada no local. Esses métodos ajudam a evitar ou diminuir o inchaço e os hematomas provenientes da cirurgia.
Bônus: outros cuidados básicos
- Evitar cuspir;
- morder uma gaze estéril para fazer pressão no local e estancar o sangramento;
- evitar fumar antes e depois do procedimento;
- ingerir corretamente os remédios indicados pelo cirurgião-dentista.
Este artigo foi útil para você? Visite nosso blog e confira outros conteúdos exclusivos.
Já falamos sobre odontologia pediátrica, saúde bucal na terceira idade, implante de dente e muito mais!