CONHEÇA NOSSO BLOG
extração do dente

Conheça 5 cuidados necessários após a extração do dente

A exodontia é um ato cirúrgico responsável por realizar a extração do dente. É a grande especialidade na área da cirurgia dentária do Instituto Oral Itaim, clínica odontológica de referência no bairro do Itaim Bibi. Ainda que o procedimento seja realizado por profissionais especializados, como é o caso da nossa clínica, é necessário que o paciente tome certos cuidados pós-operatórios. Veja, a seguir, quais são as principais ações que você deve praticar para garantir o sucesso do procedimento.

5 cuidados após a extração do dente

mulher com dor após extração do dente

1- Repouso

Após a extração do dente, é fundamental repousar para evitar exposição excessiva ao sol. A média recomendada é de 3 a 4 dias de repouso, no mínimo. Além disso, os momentos de descanso são ideais para evitar a prática de esforço físico intenso.

Agora, caso você tenha extraído um dente terceiro molar — o famoso dente do siso —, é recomendado um período maior de repouso. Em geral, isso ocorre pela cirurgia ser mais invasiva e demorada, necessitando de um tempo maior de recuperação.

2- Alimentação

É preciso tomar muito cuidado com a alimentação após a extração do dente. Prefira alimentos mais líquidos e pastosos para facilitar a mastigação e impedir possíveis dores no local. Opções frias, como sorvetes, sucos e açaí, também são ótimas aliadas na recuperação.

Nas primeiras 24 horas pós-cirurgia, evite ingerir alimentos muito quentes, já que estimulam o sangramento. No dia seguinte, é permitido opções mornas e macias.

3- Bochecho

O ato de bochechar com enxaguante bucal não é aconselhado durante os primeiros dias pós-exodontia. Tal prática pode destruir a formação de coágulo no local da extração (alvéolo). Portanto, de preferência, bochechos só podem ser feitos depois de 24 horas após a extração do dente.

4- Elevação da cabeça

Após a cirurgia, é primordial deitar com a cabeceira da cama/almofada elevada. Isso ajuda na circulação do sangue e, consequentemente, evita sangramentos.

5- Compressa de gelo

Nas primeiras 24 horas após a extração do dente, é fundamental aplicar uma compressa de gelo ou bolsa térmica gelada no local. Esses métodos ajudam a evitar ou diminuir o inchaço e os hematomas provenientes da cirurgia.

Bônus: outros cuidados básicos

dentes extraídos

  • Evitar cuspir;
  • morder uma gaze estéril para fazer pressão no local e estancar o sangramento;
  • evitar fumar antes e depois do procedimento;
  • ingerir corretamente os remédios indicados pelo cirurgião-dentista.

Este artigo foi útil para você? Visite nosso blog e confira outros conteúdos exclusivos.

Já falamos sobre odontologia pediátrica, saúde bucal na terceira idade, implante de dente e muito mais!

Posts RecentesCategoriasTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii