CONHEÇA NOSSO BLOG
02Maio

Cuidados com os dentes: o que fazer para manter a saúde bucal em dia?

Para que a saúde bucal seja mantida em dia, não basta apenas praticar uma boa escovação. Visto isso, outras ações precisam estar presentes no dia seu dia a dia para que a boa estética de seus dentes e a saúde gengival sejam resultados do seu empenho. Afinal de contas, quem é que não deseja um sorriso bonito? Continue a leitura deste artigo para conhecer os cuidados com os dentes que contribuem para seu bem-estar!

Cuidados com os dentes: 5 práticas para melhorar a estética!

1- Esqueça o palito de dentes

Nosso primeiro item na lista de cuidados com os dentes é o abandono do famoso “palito de dente”. Por mais que eles representem um cuidado rápido, feito, muitas vezes, após as refeições, são classificados vilões da saúde bucal. Isso é, ao “palitar os dentes”, a madeira pode atingir sua gengiva e provocar lesões graves, como a perfuração.

Visto isso, ao utilizar palitos para fazer a limpeza dos espaços entre os dentes, você pratica uma ação de risco.

2- Escolha bem quais alimentos deseja consumir

A escolha correta dos alimentos pode ser algo comum para o aspecto nutricional, mas ela também contribui para a estética bucal. Sabia disso? Alguns itens mais ácidos, como é o caso da laranja, limão e abacaxi, afetam seus dentes diretamente. Quando consumidos em excesso, são capazes de causar erosão ácida no esmalte dos dentes e torná-los mais sensíveis.

Além disso, os alimentos muito ácidos também servem como estímulo propício ao aparecimento de aftas na cavidade bucal. Fique atento!

3- Escove os dentes sem fazer muita força

Outro importante aspecto dentre os cuidados com os dentes é a força que é reservada à escovação. Por vezes, muitas pessoas acreditam que quanto mais forte for a escovação, mais efeito ela vai apresentar. Contudo, essa lógica é totalmente inversa.

Ao escovar os dentes com força excessiva, uma série de malefícios são ocasionados. Os separamos em uma lista:

  • retração gengival;
  • corrosão dos dentes e da gengiva;
  • irritação gengival;
  • aumento do nível de sensibilidade;
  • aparecimento de feridas em todo contingente bucal.

4- Não despreze as três escovações diárias

De acordo com o que recomendam os especialistas, faz parte dos cuidados com os dentes o número mínimo de três escovações por dia. Ou seja, ao acordar, depois da refeição principal e antes de dormir. O principal objetivo é evitar o acúmulo de comida que estimula o aparecimento de bactérias que originam as cáries. Com isso, o risco de infecções é reduzido e não só a cavidade bucal é beneficiada como também todo o organismo.

À vista desses fatores, ao praticar à risca as três escovações diárias, você reduz a possibilidade inflamações graves.

5- Jamais se esqueça do fio dental

Como iniciamos este artigo falando dos vilões, palitos de dentes, não podemos terminá-lo sem citar os melhores amigos de uma boa estética dental, o fio dental. Ele alcança o conduto dental, ponto mais próxima a gengiva, onde a escova não é capaz de atingir. Com isso, ao seu utilizado antes da escovação, o fio dental melhora a higienização da cavidade bucal por retirar todos os resíduos.

Conheça o Instituto Oral Itaim!

Gostou do nosso artigo que tratou sobre os cuidados com os dentes? Para mais orientações e tratamentos, não deixe de optar pelo Instituto Oral Itaim. Nossos profissionais estão prontos para te atender! Estamos localizados na Rua Joaquim Floriano, 466, conjunto 1.111 – Itaim Bibi, São Paulo. Realizamos todos os serviços pertinentes a estética bucal e prevenção, como ortodontia e periodontia. Entre em contato conosco!

Em nosso blog, veja outros artigos com temas semelhantes a este que podem te interessar! Lá estão:

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii