CONHEÇA NOSSO BLOG
Diastema Ou Dentes Separados Como Fechar O Espaco Entre Os Dentes Miniatura

Diastema ou dentes separados: como fechar o espaço entre os dentes

Sabia que aquele espaço entre os dentes que incomoda muita gente é chamado de diastema? Normalmente, esse problema aparece com mais frequência na arcada dentária superior, mas pode atingir qualquer outra região do sorriso.

Ainda que ter dentes separados não seja uma questão de saúde bucal, muita gente prefere se livrar dela, em especial quando a distância entre eles é grande. Se esse é o seu caso, não se preocupe, pois existe solução.

E, se deseja saber mais sobre isso, não deixe de ler este artigo. Assim, você se informa sobre o assunto e já fica preparado para conversar com seu dentista.

O que causa o diastema?

Na infância, é comum que o diastema se manifeste durante a fase dos dentes de leite. Isso acontece porque os dentes permanentes possuem um tamanho maior e precisam de mais espaço para nascer.

Normalmente, quando essa troca acontece, o espaço entre os dentes desaparece de maneira natural. Contudo, alguns fatores biológicos e habituais podem contribuir para que os dentes fiquem separados.

Ter dentes de tamanhos diferentes, chupar o dedo, usar chupeta até idade avançada e pressionar muito a língua sobre os dentes, por exemplo, são algumas das causas mais usuais do problema.

Qual é o tratamento para dentes separados?

Conforme o caso e a necessidade do paciente, existem diferentes formas de tratar o diastema. Por isso, é necessária uma análise das condições clínicas do sorriso, do espaço entre os dentes e também da adaptação do paciente. Aqui estão alguns tratamentos comuns para curar o espaço entre os dentes:

Aparelhos ortodônticos

Quando a movimentação necessária para os dentes é maior, é preciso realinhá-los para conservar a estética dos dentes. Por isso, o mais indicado é o uso de aparelhos ortodônticos, que embora demande mais tempo, apresenta excelentes resultados.

Restauração com resina ou porcelana

Se o nível do diastema for mais leve, é possível preencher o espaço com resina ou porcelana. A correção é rápida e leva no máximo, dois dias, e o dentista faz um trabalho metódico de dimensionamento do sorriso para garantir proporção e uniformidade.

Cirurgia

A cirurgia é necessária somente quando os dentes separados são causados pelo tamanho excessivo do freio labial. Em crianças, o procedimento costuma solucionar a questão por si só. Adolescentes e adultos, porém, podem ter que apostar em um tratamento combinado com uso de aparelhos ortodônticos, mesmo que por um curto espaço de tempo, somente para complementar e melhorar os resultados.

Lente de contato dental

Esse é um recurso mais atual: a lente de contato dental é uma lâmina extremamente fina e resistente. Quando colada sobre o dente, elimina a aparência do diastema e passa despercebida por qualquer pessoa.

Botox

Em alguns casos, o espaço entre os dentes causa hipertrofia muscular no paciente. Para tanto, o dentista pode indicar um tratamento com botox, que ajuda a aproximar os dentes e harmonizar o sorriso.

E você, lida com esse problema? Conhecia todos esses tipos de tratamento para que o diastema não faça mais parte de seu sorriso? Comente e participe!

Posts RecentesCategoriasTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii