CONHEÇA NOSSO BLOG
23Jun

Doenças que afetam a gengiva e como tratá-las

Algumas doenças que afetam a gengiva acabam se manifestando para toda a região bucal. Portanto, cuidar da saúde da boca deve estar, sim, na lista de prioridades do dia a dia. Começando pela higiene diária, chegando ao acompanhamento médico necessário. Neste artigo, conheça as principais doenças ligadas à gengiva. Sintomas, surgimento e as melhores formas de tratamento.

Conheça as principais doenças que afetam a gengiva

gengivite e periodontite são as principais doenças que afetam a gengiva

Gengivite

Por mais que tenha um nome popular, a gengivite possui muitas características que não são de conhecimento popular. São nessas horas que a doença é ignorada e pode tomar grandes proporções. Em suma, uma das doenças que afetam a gengiva, a gengivite, começa em uma inflamação. São toxinas liberadas pela placa bacteriana que se acumulam nos dentes e causam vermelhidão, inchaços e sangramento na gengiva.

Periodontite

É um caso mais avançado da gengivite quando ignorada e não tratada. Todavia, os efeitos agora são mais graves. O processo se repete, já que as toxinas liberadas também causam irritação e inflamação. Depois, os tecidos se fragilizam e se separam do dentes. Nesses espaços criados entre dente e tecidos, as bactérias encontram possibilidades para proliferação. Consequentemente, as bactérias atingem a corrente sanguínea e entram no organismo.

Sintomas

As doenças que afetam a gengiva possuem consequências alarmantes, mas fornecem diversos sinais que estão se propagando. O estado normal da gengiva é em um tom rosado e uniforme, qualquer mudança na coloração já pode apontar que algo está errado. Além disso, sangramento em variadas intensidades e retração da gengiva são duas possibilidades.

Outros sintomas possíveis: inchaço, mau hálito e úlcera. O primeiro deixa o que antes era uma região firme, com uma textura mais inchada. Assim como acontece em outras partes do corpo, esse inchaço aponta problemas na região. Ulcerações (feridas) e mau hálito podem apontar a presença de doenças que afetam a gengiva. Além disso, durante o processo os dentes são afetados e podem ficar amolecidos.

Tratamento

O tratamento começa nas boas práticas de higiene bucal dentro de casa. Escovação dos dentes nas horas certas, utilização de fio dental, reduzir consumo de alimentos açucarado, bebidas alcoólicas e cigarro. Alinhada a esses cuidados diários e intransferíveis está a visita a um profissional de saúde bucal. Um dentista de confiança que vai identificar as possíveis doenças que afetam a gengiva ou até mesmo eliminar as chances de surgimento.

Como escolher um tratamento de segurança?

tratamento para as doenças que afetam a gengiva

A forma mais segura de tratar das doenças que afetam a gengiva é com acompanhamento de profissionais da saúde. Busque agora mesmo pelo Instituto Oral Itaim. Somos uma clínica odontológica em SP com uma equipe altamente capacitada e infraestrutura de ponta. Em nosso blog, confira artigos exclusivos sobre saúde bucal na terceira idade, saúde bucal da gestante, função do elástico do aparelho, escovação infantil e muito mais. Entre em contato e agende sua visita!

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii