CONHEÇA NOSSO BLOG
Dor De Dente Como Descobrir O Motivo Miniatura

Dor de dente: como descobrir o motivo?

A dor de dente causa um dos maiores incômodos no cotidiano. Trata-se de algo que é capaz de atrapalhar as diversas atividades da rotina e em alguns casos, pode até ser incapacitante durante crises muito agudas. Para que esse deixe de ser um problema, é fundamental reconhecer e tratar a causa do sintoma. Somente assim há o alívio real e duradouro em relação a esse quadro, além de uma melhor condição de saúde.

A seguir, veja como identificar o motivo para a dor de dente e entenda os pontos mais importantes desse sintoma.

Conheça as principais razões para o problema

Por ser um sintoma muito comum, a sensibilidade nessa região é gerada por uma série de fatores. Alguns dos motivos, inclusive, nem estão relacionados à saúde bucal, por isso, é importante ficar de olho. Em muitos casos, a dor de dente é originada por doenças que afetam essas estruturas. A cárie é uma das principais questões nesse sentido, já que as bactérias corroem os dentes de forma cada vez mais profunda.

Outros problemas incluem a gengivite, a periodontite, o bruxismo e até o desgaste do esmalte. Impactos e hipersensibilidade também podem ser as causadoras. Além desses quadros, há ainda a inflamação crônica em nervos e problemas de ordem orofacial. Já em relação ao restante do corpo, a sinusite, o surgimento de ínguas e o inchaço podem ser responsáveis pelo quadro.

Procure um profissional especializado

Independente da intensidade da dor, somente um profissional especializado é capaz de identificar o motivo com precisão. Ele realiza uma análise dos sintomas, bem como das estruturas bucais e faciais.  Em alguns casos, há a indicação para a realização de exames específicos, como a radiografia. Assim, há como identificar se existe inchaço em alguma área ou se uma estrutura não funciona como deveria, o que leva à dor de dente.

Na dúvida, sempre procure um dentista de confiança. Ele pode dizer, com precisão, qual é a causa do problema, além de indicar o tratamento correto para evitar que a situação se repita.

Não se automedique para a dor de dente

Um dos erros muito comuns de quem sofre com o incômodo é tentar lidar com ele de forma independente. Utilizar analgésicos ou, pior, antibióticos é uma saída que parece fácil para aliviar a dor. No entanto, essa ação tem dois problemas principais. O primeiro é que ela apenas mascara o sintoma, em vez de tratar a causa a fundo. A dor some por algumas horas ou dias, mas, em algum momento, retornará já que seu motivo não foi resolvido.

Além de tudo, é algo que coloca a saúde em risco. A interação com outros medicamentos pode levar a reações adversas, enquanto o uso incorreto de antibióticos dá ainda mais força às bactérias. Portanto, a automedicação tem que ser combatida, mesmo quando parece ser algo de solução simples.

Os motivos para a dor de dente são variados e, inclusive, podem não estar relacionados à boca. Portanto, o recomendado é procurar um especialista e nunca se automedicar de modo a garantir a saúde. Ao final, é possível eliminar a causa e o sintoma de forma definitiva.

Saiba como cuidar melhor da sua saúde bucal com os nossos profissionais, agende já uma consulta no Instituo Oral Itaim.

Posts RecentesCategoriasTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii