CONHEÇA NOSSO BLOG
Aparelho Movel Depois Do Aparelho Fixo Todo Mundo Precisa Usar Blog

Entenda a importância de usar aparelho móvel depois do fixo

Depois de muitos meses, e até mesmo anos, é natural que o paciente se sinta aliviado ao retirar o aparelho fixo: ele é mesmo um pouco incômodo e, conforme o modelo, pode não favorecer muito a estética. Contudo, é fundamental ter em mente que o tratamento não para por aí.

É chegada a hora de usar aparelho móvel. Mesmo que muitas pessoas fiquem chateadas por continuarem com o acessório, ele é muito importante, especialmente para conservar o sorriso perfeito alcançado com tanto esforço.

Se essa situação parece familiar, não deixe de ler este artigo. Assim, você entende melhor sobre essa necessidade indispensável e ainda ganha um estímulo a mais para manter seu uso em dia. Confira!

Saiba qual é a importância do aparelho móvel

O aparelho móvel, também conhecido como aparelho de contenção, complementa os resultados alcançados pelo uso de aparelho fixo. A estabilidade de um sorriso bonito e da posição dos dentes depende de diversos fatores, que vão desde os cuidados básicos de higiene bucal até a disciplina em usar aparelho móvel.

Nos primeiros meses, é muito fácil perder essa estabilidade. Em alguns casos, depois de alguns meses ou anos, o aparelho fixo precisa até mesmo ser recolocado. Portanto, não custa nada evitar esse transtorno já que a alternativa disponível para retê-lo é tão simples.

Entenda por quanto tempo é preciso usar aparelho móvel

Cada caso exige um tempo diferente para usar aparelho móvel. O ortodontista responsável pelo seu tratamento é quem fará a determinação. Mas, a princípio, é bom saber que será preciso mantê-lo na boca 24 horas por dia.

Inicialmente, essa presença intensa do acessório é mantida por seis meses. Depois desse período, caso a estabilidade esteja satisfatória, bastará utilizá-lo apenas na parte da noite, por mais um semestre. A partir disso, será definido se esse ano foi suficiente para assegurar a contenção ou se ela será necessária por mais tempo.

Veja quais prejuízos podem acontecer caso esse uso seja ignorado

Deixar de usar aparelho móvel favorece uma nova movimentação dos dentes, que acarreta perda de controle da função mastigatória e alteração estética no sorriso. Ou seja, o paciente terá que lidar com retração gengival, abertura de espaço entre dentes e outros problemas do tipo.

É importante ressaltar que não há motivos para que esse uso seja ignorado, pois ele é extremamente prático. O aparelho pode ser retirado sempre na hora das refeições e sua higienização diária é feita apenas com escova e pasta de dentes. Para conservá-lo fora da boca, basta guardá-lo na caixa específica fornecida pelo ortodontista.

Como você pode ver, reconhecer a importância de usar aparelho móvel depois do fixo depende apenas do paciente. Portanto, a recomendação é de seguir sempre as orientações de seu dentista e respeitar as regras definidas. Lembre-se de que você investiu em seu sorriso e que não vale colocar tudo a perder se a prática exigida é tão simples.

E você, costuma cuidar da sua saúde bucal? O Instituto Oral Itaim oferece serviços focados na estética, na prevenção e no tratamento dentário, a fim de deixar o seu sorriso ainda mais bonito e saudável. Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Posts RecentesCategoriasTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii