CONHEÇA NOSSO BLOG
Escova De Dente Infantil Como Escolher A Escova De Dente Das Criancas Miniatura

Escova de dente infantil: como escolher a escova de dente das crianças?

Os bons hábitos da higiene bucal devem começar desde cedo, por isso é importante dar atenção a escolha da escova de dente das crianças. A escolha equivocada pode, além de não auxiliar na limpeza correta dos dentinhos, machucar a boca da criança, que é menor e pode ser muito mais sensível.

Pensando nas necessidades e faixa etária do seu filho, e avaliando outros pontos importantes, ajudaremos você a saber como escolher a escova de dente infantil adequadamente. Confira as dicas do nosso post!

Observe a faixa etária da criança ao escolher a escova de dente infantil

O ponto mais importante a ser considerado é a idade da criança que usará a escova de dente. Suas diferentes etapas de desenvolvimento exigem atenção para que as necessidades de cada fase sejam atendidas, evitando problemas mais tarde.

O uso da escova de dente infantil se faz necessário a partir do momento em que o bebê exibe seu primeiro dentinho. Antes disso a higiene bucal pode ser feita com dedeiras de silicone ou luvas de tecido (com o auxílio do dedo de um adulto).

Existem escovas de dentes especiais para o primeiro estágio de dentição da criança (dos 6 meses aos 4 anos de idade), e suas características são: cabeça da escova pequena, com proteção nas arestas e contornos arredondados. As cerdas devem ser uniformes e macias, a fim de que não machuque a boca do bebê.

Quando começam as trocas dos dentes de leite para os dentes permanentes, a criança tem a dentição chamada “mista”. O ideal aqui é garantir que o momento da escovação seja divertido! Por isso, além dos pontos acima analisados, vale a pena investir em modelos coloridos e com personagens.

Prefira escova com cabo longo para as crianças que começam a escovar os dentes sozinhas

Encorajar a criança para realizar a própria escovação é importante. Você pode precisar ajudá-la na movimentação no início, mas logo elas aprendem e garantem a sua independência. A cabeça da escova e a quantidade de cerdas podem aumentar nesse período, mas garanta que as cerdas continuem sendo macias.

O cabo maior ajuda a criança a segurar a escova com mais firmeza e também ajuda aos pais, que devem finalizar o processo por elas, de modo a garantir a limpeza adequada.

Aumente a dureza da cerda somente a partir dos sete anos de idade

Quando a criança completa os sete anos, a cabeça da escova ainda pode ser pequena (um pouco maior do que a escova da primeira dentição). Mas as cerdas já podem ser um pouquinho mais “duras”. Garanta, porém, que ainda se trate de uma escova de dente infantil.

Incentive a escovação regular desde cedo no seu filho. Quanto mais nova a criança começar o hábito da escovação, usando uma escova de dente infantil, menos problemas de cáries e dores de dentes aparecerão ao longo da sua vida.

Agora que você já pode escolher a escova de dente infantil das crianças com mais propriedade, que tal marcar uma consulta com nossos Odontopediatras para garantir que a saúde bucal das crianças esteja em dia? Entre em contato conosco.

Posts RecentesCategoriasTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii