CONHEÇA NOSSO BLOG
escovação infantil: saiba como incentivar

Escovação infantil: como incentivar seu filho?

Ainda na primeira infância é necessário levar ao conhecimento das crianças que a escovação infantil é um fator crucial para a higiene e traz benefícios à saúde. Especialistas dizem que acostumá-la desde pequena a praticar esse hábito faz com que a percepção de cuidados com o corpo já comece a fazer parte de sua rotina. Entretanto, é necessário que os pais sejam os primeiros influenciadores nesse quesito. Nesse artigo do Instituto Oral Itaim, você encontra dicas para incentivar a escovação infantil.

Incentivo à escovação infantil

Em geral, a maior parte dos pais possuem dificuldades para estimular a escovação infantil. Isso acontece devido ao fato de as crianças notarem esse momento como entediante. Para que essa situação seja selecionada, é importante que exista criatividade, paciência e insistência da parte dos responsáveis. Assim, não será mais um bicho de sete cabeças. A seguir, separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença para que o incentivo à escovação infantil seja válido.

Prepare o ambiente

Pode parecer que não, mas ter um banheiro preparado para a chegada de seu filho pode fazer toda a diferença no momento da escovação infantil. Já pensou em posicioná-lo em frente ao espelho para que ele possa enxergar o que está fazendo? Cuidado para não posicioná-lo em cima de algum objeto onde ele corra o risco de cair. Nesse sentido, é bom estar atento.

ambiente para boa escovação infantil

Seja você mesmo o exemplo

Vá com seu filho escovar os dentes e escove os seus também. Para uma criança, é muito mais fácil entender os hábitos saudáveis em um ambiente onde a família os pratica. Alguns pais buscam que seus filhos pratiquem a escovação infantil, mas não mostram a eles que os adultos também precisam escovar os dentes.

exemplo para seus filhos na escovação infantil

Não provoque medo

Caso ocorra birra, coloque-se na altura dos olhos de seu filho e explique a ele em um tom carinhoso os benefícios da higienização. Evite irritação ou falar em voz alta, isso pode assustar a criança e criar traumas. Saiba como orientar seu filho sem amedrontá-lo.

Torne a escovação infantil rotina

A rotina pode estar ligada a uma brincadeira, por exemplo. Que tal incentivar seu filho a uma “operação contra cáries” onde ele seja um super herói que combate a esses invasores? Ou montar uma música que vocês possam cantar quando estiverem indo em direção ao banheiro? É importante deixar que as crianças percebam que o hábito deve estar presente no dia a dia sem que seja algo monótono. De acordo com a Orientação aos Pais da Associação Brasileira de Odontopediatria, os pais devem praticar a supervisão da escovação infantil.

escovação infantil: tornando rotina

Use artifícios lúdicos

É você quem escolhe a escova dental que seu filho usará no ato da escovação infantil? Se sim, por que não inverter? Deixe-o escolher a escova, o design, o personagem e a cor. Dessa forma, fica mais fácil garantir uma aproximação entre a criança e o objeto, tornando a escovação infantil mais atrativa.

Consulte um profissional

A escovação infantil deve ser também orientada por um profissional. Escolha um dentista que seja atencioso. Um consultório com o ambiente adequado para crianças e quebre o estigma de que a escovação é algo ruim. O profissional será uma figura ideal para orientar seu filho além de você.

aprenda sobre escovação infantil com um profissional

Gostou do nosso artigo sobre escovação infantil? O Instituto Oral Itaim conta com odontopediatria sp, assim como odontologia e clareamento dental, por exemplo.

Em nosso blog, você encontra artigos sobre cárie infantil, além de mitos e verdades se chupeta entorta os dentes. Entre em contato conosco e marque seu horário.

Posts RecentesCategoriasTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii