CONHEÇA NOSSO BLOG
28Out

Estrutura do dente perdida? Veja agora mesmo o que fazer!

Quem sofreu um trauma na arcada dentária sabe bem quais são os transtornos envolvidos. Entender como funciona uma estrutura do dente perdida é essencial para direcionar os melhores tratamentos. Logicamente que é responsabilidade do profissional em odontologia analisar e transmitir as informações, mas se você busca por uma resposta imediata para o caso, mesmo que breve, continue a leitura deste artigo. Separamos as informações mais importantes sobre um dano à estrutura dentária e como curá-lo. Atente-se!

Estrutura do dente perdida: o que é isso?

A estrutura

Antes das soluções para estrutura do dente perdida, é importante entender como funciona tal anatomia. A coroa (parte superior visível que determina a função do dente), linha de junção dos dentes e gengiva à raiz, você provavelmente já conhece. Agora, vamos entrar em detalhes:

  • dentina: é a camada que fica abaixo do esmalte. Por exemplo, quando uma cárie atravessa o esmalte, ela automaticamente atinge a dentina e seus túbulos ligados à polpa do dente;
  • polpa: tecido mole localizado no centro do dente e que concentra os vasos sanguíneos, bem como os nervosos. É com a polpa atingida pela cárie que sintomas de dor se intensificam;
  • esmalte: provavelmente alguém já lhe disse que algo não fazia bem ao esmalte do dente. Trata-se da camada externa da superfície dentária. Tecido mais duro do corpo humano, porém facilmente danificado com a falta de higienização.
  • nomes dos dentes: molares (responsável por triturar os alimentos), pré-molares (duas pontas na superfície para esmagar e moer alimentos), caninos (pontas agudas para rasgar alimentos) e incisivos (dentes frontais que cortam alimentos).

Como resolver um quadro de estrutura do dente perdida?

Restauração

Quando ocorrem danos e a pessoa passa a viver com uma estrutura do dente perdida, ou seja, desgastada, é preciso realizar a restauração. Esse procedimento visa interromper o desgaste demasiado da parte atingida por cáries e outros danos. Por meio de resinas, o profissional analisa a arcada dentária e identifica quais são as demandas. Em seguida, o que antes era motivo de dor e transtornos, passa a retornar às condições adequadas de vida.

Reabilitação

Em alguns casos, é preciso realizar a reabilitação dentária para o sucesso do procedimento de restauração. Essa reabilitação incide nos cuidados que impedem maiores riscos de fraturas ao dente, etc. É preciso contar com as mãos e ferramentas de profissionais especializados em reabilitação dental. Posteriormente, o resultado agrega melhoria na alimentação, autoestima e saúde em geral.

Onde eu encontro os serviços?

Para resolver problemas de estrutura do dente perdida, busque agora mesmo pela Dra Joana Ozi. Faça uma visita e não estenda mais as suas dores dentárias! Oferecemos o melhor serviço de reabilitação dentária em prol da sua qualidade de vida.

Visite nosso blog e leia artigos exclusivos sobre criança no dentista, doenças que afetam a gengiva, saúde bucal na terceira idade e muito mais que vão estender o seu conhecimento. Para dúvidas, outras informações e agendamento, entre em contato!

Cuide-se!

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2021 Instituto Oral Itaim | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii