CONHEÇA NOSSO BLOG
10Mar

Qual é a função da borrachinha do aparelho?

Você sabe qual é a função da borrachinha do aparelho? Ao contrário do que muitos pensam, a borrachinha é um item de extrema importância e não serve apenas para designar a cor do seu aparelho. Ela também é fundamental para o processo de alinhamento de toda a sua estrutura dentária. Ficou curioso? Continue a leitura e descubra qual o seu papel!

Afinal, qual é a real função da borrachinha do aparelho?

Ativação na movimentação dos dentes

As ligaduras elásticas, popularmente conhecida como borrachinhas do aparelho, são responsáveis por auxiliar a movimentação dos dentes durante todo o processo de tratamento dentário. Além disso, têm o papel crucial de promover giros nos dentes e ajudar a fechar espaços entre eles.

Existem vários modelos de borrachinhas (individuais, correntes e intermaxilares). Vale ressaltar que cada uma delas é indicada para um período e necessidade específica do tratamento recomendado pelo ortodontista.

Promover a pressão no fio metálico

A estrutura do aparelho ortodôntico é formado pelos braquetes — que podem ser metálicos ou transparentes, e são colados com resina diretamente na superfície do dente. Após isso, é conectado o fio metálico ao braquetes para promover o alinhamento. E, por fim, as ligaduras elásticas. A função da borrachinha do aparelho na sua estrutura é fixar e manter a estabilidade do fio metálico sob os braquetes. Além disso, elas são coloridas e podem dar um toque especial ao seu sorriso.

Correção da mordida

Além de proporcionar o alinhamento dos dentes, a função da borrachinha do aparelho também é corrigir a mordida do paciente. A medida em que são trocadas e posicionadas corretamente, elas são capazes de interferir na mordida e em todo tratamento a longo prazo. Vale ressaltar que elas só podem ser trocadas pelo seu ortodontista.

Quando devo trocar a borrachinha?

Para que a função da borrachinha do aparelho seja exercida corretamente, é preciso respeitar a periodicidade durante a manutenção do aparelho. Especialistas indicam que elas sejam trocadas mensalmente, ou seja, a cada visita ao dentista — exceto em casos de emergência. Além disso, esse prazo deve ser respeitado para que não atrase o seu tratamento dentário.

Realize sua consulta no Instituto Oral Itaim!

O Instituto Oral Itaim é clínica odontológica em SP especializada em ortodontia e estética dental. Nossos profissionais são altamente qualificados para resolver os seus problemas. Além disso, estamos seguindo todos os protocolos de segurança durante a pandemia. Agende sua consulta!

Achou nosso conteúdo útil? Acompanhe nosso blog! Lá você encontra:

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2021 Instituto Oral Itaim | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii