CONHEÇA NOSSO BLOG
03Maio

Você sabe qual a função do elástico do aparelho?

A função do elástico do aparelho é diferenciada de acordo de como esse está disposto na boca do paciente. O aparelho ortodôntico pode ser composto tanto pela borrachinha, quanto pelo elástico ortodôntico. Esse último, no entanto, em geral é usado ao final do processo. Neste artigo, o Instituto Oral Itaim te informa sobre a função do elástico do aparelho em seus diferentes usos.

Entenda a função do elástico do aparelho

Como a aplicação dos elásticos no aparelho ortodôntico são diferenciadas, torna-se possível identificar facilmente cada função. A seguir, entenda a função do elástico do aparelho na borrachinha e no elástico ortodôntico.

A borrachinha

Função

A função do elástico do aparelho pode ser encontrada nas borrachinhas. Elas são muito importantes no processo de ativação do aparelho ortodôntico. Elas estão ligadas aos braquetes e são fundamentais para que os fio fiquem presos a esses. Esse aparato que é formado facilita a movimentação dos dentes.

Entretanto, deve-se ter cuidado pois a instalação incorreta dessa pode ocasionar movimentos excessivos e, até mesmo, perdas dentárias.

entendendo a função do elástico do aparelho

Se a borrachinha soltar?

Se a borrachinha soltar a função do elástico do aparelho estará comprometida. Ela deixará o fio solto e sem exercer a pressão necessária. O mais indicado é ir ao dentista para que ele possa reposicioná-la antes que danos possam ser ocasionados aos outros dentes.

Importância da manutenção

Tendo em vista a função do elástico do aparelho desempenhada pelas borrachinhas, a manutenção ideal para que essa atue da maneira correta. Em geral, a ativação é feita a cada 30 dias. Durante esse intervalo a força exercida por ela é capaz de ser diminuída. Além disso, a coloração, também, pode ser modificada e desgastada.

É importante lembrar que as borrachinhas podem ocasionar o acúmulo de alimentos, aumentando o risco da formação de placas. Por esse motivo, a manutenção torna-se um fator ideal para evitar a aparência anti-higiênica.

a manutenção é importante para a função do elástico do aparelho

Elástico ortodôntico

Função

A função do elástico do aparelho pode ser encontrada no elástico ortodôntico. Esse consiste em uma liga elástica, que pode conter diversas espessuras, utilizada em aparelhos fixos para estabelecer uma mordida correta. Ele reforça a força sobre os dentes e auxilia a evolução do tratamento.

como usar e qual a função do elástico do aparelho

Como usá-lo

De acordo com a função do elástico do aparelho citada acima, é importante ressaltar que esse deve ser usado em tempo integral. A retirada é permitida para os momentos de escovação e alimentação. Deve ser trocados conforme a recomendação feita pelo dentista.

Agora que você já conhece a função do elástico do aparelho nas borrachinhas e no elástico ortodôntico, entre em contato com o Instituto Oral Itaim e agende o início do seu tratamento. Em nosso blog, é possível encontrar informações sobre aparelho bucal, soluções de estética bucal e diastema. Venha conhecer a nossa clínica de ortodontia em são paulo.

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii