CONHEÇA NOSSO BLOG
Gengivite Blog

Gengivite: descubra os melhores tratamentos para a gengiva inchada

Gengiva inchada e inflamada deve ser tratada com urgência. Do contrário, o problema pode se transformar em periodontite, uma das principais causas da perda dental em adultos.

Este incômodo, conhecido também como gengivite, acontece devido à manifestação de placas bacterianas na região gengival. Sem os cuidados adequados, contribui para o surgimento de tártaro e interferir em toda a sustentação da estrutura dentária.

Apesar de preocupante, o problema tem tratamentos para todos os seus estágios de desenvolvimento. Portanto, se você não quer enfrentá-lo ou se infelizmente já está lidando com ele, leia este artigo e veja quais são as possibilidades ao seu alcance!

Tratamento simples com higienização adequada

Se a gengivite não se encontrar em um estágio muito preocupante, é possível tratá-la somente com a higienização correta da boca. A escovação correta, o uso de fio dental e de um enxaguante bucal indicado pelo dentista conseguem solucionar o problema.

Como é causada por placas bacterianas, esses processos simples de higiene bucal regrada costumam ser suficientes para combatê-las. Porém, se mesmo com eles ainda houver sangramentos intensos, vermelhidão, mau hálito e sensação de que o dente está mole, é sinal de que o tratamento é insuficiente e algo a mais precisa ser feito.

Tratamento de gengivite com limpeza e medicamentos

Em estágio intermediário, a gengivite exige que um profissional entre em cena para combatê-la. O dentista pode, então, realizar a remoção da placa bacteriana através de uma limpeza intensa, que envolve a raspagem dos dentes para retirar o tártaro.

A ação também consegue aplainar as raízes, para que a placa não endureça e permaneça por ali por mais tempo. Se preciso for, alguns medicamentos serão receitados para a garantia de que a gengiva inflamada não volte a ser um incômodo.

Se o local estiver muito inflamado, há chances de que uma anestesia local seja realizada. E, para diminuir a sensibilidade após a limpeza, veja com o profissional se é permitido usar um creme dental dessensibilizante.

Tratamento por cirurgia periodontal

A cirurgia periodontal é direcionada para quando nenhuma outra possibilidade for eficiente na solução proposta. De acordo com a dimensão da gengiva inchada do paciente, um tipo de procedimento cirúrgico é indicado. Os mais comuns são o retalho gengivais e a gengivectomia, ambos realizados de forma totalmente segura.

Após a realização de uma cirurgia, o tratamento deve ser finalizado com cuidados em casa. A escovação precisa ser feita com uma escova de cerdas macias e creme dental antimicrobiano com flúor, além de fio dental e enxaguante antibacteriano.

É importante mencionar que muitas pessoas com gengivite têm medo de que a remoção do dente seja realizada. Em alguns casos de dentes já muito amolecidos, ela realmente pode ser necessária, inclusive para ajudar no reposicionamento da mordida. Mas seus efeitos durante a recuperação são amenizados com o uso de antibióticos e dos anti-inflamatórios prescritos pelo dentista.

O que você acha dessas possibilidades de tratamento para gengivite? Já passou ou vai passar para algum deles? Qual foi o diagnóstico de seu problema? Deixe um comentário abaixo e incentive outros leitores a procurarem orientação profissional o quanto antes!

Posts RecentesCategoriasTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii