CONHEÇA NOSSO BLOG
21Fev

Mitos e verdades que você precisa conhecer sobre o dente siso!

O dente siso é o terceiro molar. Geralmente, costuma nascer enquanto a pessoa está ingressando na juventude, por volta dos 17 até os 21 anos. Por isso, tornou-se comum chamá-lo, vulgarmente, de “dente do juízo”. Afinal, simboliza uma grande mudança. Contudo, não existe uma via de regra com relação a ele e é exatamente isso que contribui para a formação de muitas dúvidas a respeito deste. Preparamos este artigo com o objetivo de esclarecê-las. Continue a leitura para entender os mitos e verdades!

Dente siso: veja as verdades e mentiras!

1- “É possível nascer com apenas dois sisos”

Verdade! Com relação ao dente siso as anomalias são comuns. Ou seja, por mais que o esperado seja uma pessoa apresentar 4 sisos, dois na região superior e os outros na inferior, isso pode variar. À vista disso, devido a constante evolução, é possível que um jovem tenha apenas dois sisos, um ou, até mesmo, nenhum. Assim, as possibilidades variam e são esperadas de acordo com cada organismo.

2- “Um quinto siso pode aparecer”

Verdade! Como dissemos acima, existem diversas variações que estão inclusas no processo do nascimento dos dentes sisos. Contudo, neste caso, o quinto siso pode não ser sinalizado ao paciente por conta de ficar recluso entre o osso da maxila e a mandíbula. Por vezes, este fator o torna “invisível”. No entanto, não descarta a possibilidade de sua existência.

3- “O dente siso é o maior de todos os dentes”

Mito! Como dissemos anteriormente, não existe uma regra específica para o dente siso. Tudo dependerá do tipo de raiz e do formato da coroa, parte externa. Em algumas situações, eles podem apresentar, até mesmo, formato anormal. Em outras palavras, fora do esperado.

4- “O siso fica exposto à ação de cáries antes de nascer”

Mito! De acordo como já foi falado em outros artigos aqui no blog, as cáries iniciam a ação delas no ambiente externo do dente. Ou seja, enquanto o dente ainda está recluso não existe qualquer possibilidade dessas o alcançarem.
Vale lembrar que a gengiva tem um papel importante neste cenário. Ela, que atua como uma “capa” sobre o siso, o protegendo.

5- “O dente siso pode não nascer”

Verdade! Como falamos sobre a não ação das cáries sobre os sisos, é importante destacar que estes também podem não nascer. A explicação para esta questão é bem simples: alguns dentes são formados sem o germe. A principal função dele é servir como uma base que garante a vida dos dentes. Portanto, quando este não é encontrado, o dente siso não é capaz de nascer.

6- “Células-tronco podem ser encontradas no dente siso”

Verdade! De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade Internacional da Catalunha, as células-tronco encontradas no dente siso são capazes de reestruturar diversos tecidos. Elas possuem maior índice de incidência na polpa dentária. A retirada destas, entretanto, deve ser feita apenas em clínicas especializadas.

Gostou do nosso artigo? O Instituto Oral Itaim possui uma série de profissionais especializados para te atender. Realizamos todos os serviços que dizem respeito à estética dental, prevenção e tratamento. Entre em contato conosco para conhecer melhor as nossas condições e agende agora mesmo a sua consulta!

Em nosso blog, veja todo o conteúdo exclusivo que já produzimos para você. Lá estão:

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii