CONHEÇA NOSSO BLOG
27Mar

O que é ATM e quais os principais sintomas

 

Se você sente dores de cabeça ou na região do pescoço por longos períodos, precisa dar atenção ao incômodo. Muito além de uma simples enxaqueca ou torcicolo, a sensação pode estar ligada a uma disfunção da chamada articulação temporomandibular.

Também conhecida pela sigla ATM, ela é responsável por ligar a mandíbula e o osso temporal do crânio, que fica próximo às nossas orelhas. E, por ser responsável por movimentos importantes da boca, é preciso estar atento a qualquer indisposição ou problema que apareça.

Quer entender melhor sobre o que é ATM e quais são os seus sintomas mais comuns? Então continue a leitura do post e comece a observar melhor se há alguma manifestação incomum em sua face.

O que é ATM e como ela surge?

A ATM é uma das articulações de maior complexidade em todo o organismo humano. Morder, mastigar, cantar, falar e bocejar. Todos os músculos relacionados à ATM controlam estes movimentos e é por isso que quando a disfunção chamada de DTM surge, qualquer ação se torna dolorosa e lenta.

A causa exata do problema ainda não foi precisamente determinada. Mas fatores como stress, ansiedade e bruxismo são algumas possibilidades: o indivíduo que lida com esses transtornos costuma forçar a mandíbula de forma recorrente e promover estalos, sem nem mesmo perceber.

Quais são os sintomas mais comuns?

Agora que você já sabe o que é ATM, é hora de passar para a próxima etapa: entender os sintomas. Sim, eles não se resumem apenas à dor de cabeça e no pescoço, sinais que podem ser confundidos com gripe ou resfriado.

Para começar, as dores de ouvido e a pressão atrás dos olhos costumam ocorrer com frequência. Muitas pessoas sentem também a sensação de que a mandíbula se desencaixa do rosto ao abrir e fechar a boca e a dor nos dentes passa a ser constante.

É comum, durante o bocejo ou a mastigação, sentir que a articulação está dolorida e repuxada. Se ela de alguma travar ou sair do lugar, então a preocupação deve ser redobrada, pois significa que o problema está bem avançado.

Por fim, pode ocorrer flacidez da mandíbula e o fenômeno da mordida cruzada, em que os dentes superiores e inferiores deixam de se encontrar da maneira certa quando a boca está fechada.

Como tratar o distúrbio?

Somente um dentista está apto para recomendar um tratamento para distúrbios da ATM. Através de uma consulta, ele fará exames específicos para diagnosticar o problema e determinar quão desenvolvido ele está. Se necessário for, haverá encaminhamento para um especialista em DTM.

De acordo com a possível causa, exercícios para controle do estresse, medicamentos que relaxam os músculos ou o uso de protetor bucal serão recomendados. Se a situação for muito grave, haverá a situação de uma cirurgia que realoque a mandíbula e proporcione força suficiente para que os movimentos não se percam.

E então, agora que você sabe realmente o que é ATM consegue identificar algum sintoma? Já passou pelo problema e conseguiu superá-lo através de um bom tratamento? Comente abaixo e relate sua experiência!

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii