CONHEÇA NOSSO BLOG
07Mar

O que é cárie, quais os sintomas e como tratar?

Quando se fala em doenças bucais é inevitável associá-las com as cáries. Muito comuns em pessoas de todas as idades, elas agem nos dentes assim que percebem o excesso de açúcar e restos de alimentos nos dentes.

Se não foram tratadas, evoluem para dores intensas e exigem a intervenção de outros procedimentos como os canais. Em casos mais graves, até mesmo a perda do dente afetado pode ser possível.

Portanto, não deixe que essa realidade chegue até você. Continue a leitura agora mesmo para entender melhor o que é cárie, quais são seus sintomas e os tratamentos possíveis.

Afinal, o que é cárie?

Muita gente sabe de sua existência, mas não compreende realmente o que é cárie. Para começar a explicação, lembre-se de que diversas bactérias vivem em nossa boca, apenas esperando encontrar algum resto de alimento entre os dentes.

Através deles, elas encontram energia para se desenvolver e fazer dali sua morada. A partir disso, começam a atuar na formação de placas e na produção de ácidos corrosivos.

Então, os dentes ficam extremamente sensíveis e os buracos começam a surgir. Em termos objetivos, a cárie é considerada um orifício ou lesão estrutural nos dentes. E, além disso, pode ser vista também como um grave sinal de deterioração da arcada.

Quais são os principais sintomas?

Agora que você sabe exatamente o que é cárie, é hora de entender sobre seus sintomas. Eles variam conforme o tamanho e a localização do problema e está também associado à percepção do indivíduo.

Quando a cárie ainda está em processo de formação, não há qualquer incômodo. Mas assim que o dano começa a se agravar, o primeiro sinal aparente é a dor de dente, motivo suficiente para procurar um dentista.

Se ela for deixada de lado, pode se tornar recorrente ao comer ou beber e evoluir para os orifícios visíveis nos dentes. A mastigação passa a ser dolorida e o dente afetado ganha uma coloração escurecida em toda sua superfície.

Como tratar o problema?

Sem dúvida alguma, a prevenção é a melhor medida para tratar a cárie. Como pode não haver percepção de que ela está se formando nos dentes, é fundamental visitar um dentista periodicamente e realizar exames e processos de limpeza.

Contudo, se a situação estiver muito agravada, o especialista providenciará a remoção do material com instrumentos específicos. Ele será substituído por um canal, que pode ser feito de porcelana ou resina por se aproximarem da aparência comum do dente. Somente em situações extremamente graves é necessário realizar um implante dentário.

Em casos de dor forte, alguns medicamentos serão prescritos. Amoxilina, Amoxil BD e Clindamin-C são os mais utilizados e a duração de uso é determinada de acordo com a necessidade do paciente.

Pronto! Você já está devidamente informado sobre o que é cárie e demais detalhes de tratamento. Portanto, não deixe de manter bons hábitos de higiene bucal e não deixar o uso do fio dental e a escovação correta de lado.

Porém, se você já teve alguma experiência com esse incômodo, deixe um comentário abaixo e divida a sua vivência. Com certeza sua opinião ajudará muitos pacientes que estejam passando pela mesma situação!

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii