CONHEÇA NOSSO BLOG
O Que E Invisalign E Como Funciona O Tratamento Com As Placas Ortodonticas Blog

O que é invisalign e como funciona o tratamento com as placas ortodônticas

Alinhar os dentes é o desejo de grande parte dos pacientes que procura pela orientação de um dentista de confiança. Porém, é comum que eles também sintam insegurança em usar aparelhos ortodônticos, tanto pela estética quanto pelo incômodo que alguns deles costumam causar.

A boa notícia é que, para alguns casos, o invisalign pode ser a solução. Diferentemente de aparelhos convencionais, eles trazem muito mais conforto para o usuário e proporcionam uma estética leve e praticamente imperceptível.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo e descubra como funciona o tratamento com as placas ortodônticas.

Afinal, o que é invisalign?

O invisalign é um aparelho com uma abordagem totalmente inovadora para correção efetiva dos dentes. Ao invés dos tradicionais bráquetes e fios, ele é composto por placas ortodônticas finíssimas, que também podem ser chamadas de alinhadores.

Cada paciente tem um aparelho feito sob medida. Dessa forma, o alinhamento acontece de forma progressiva e em menos tempo do que outro aparelho comum faria. Sua estrutura é totalmente transparente e passa quase despercebida a qualquer olhar. Confortável, o paciente não precisa se preocupar com cortes e feridas nos lábios. O invisalign é, inclusive, removível, e pode ser retirado a cada necessidade de mastigação.

A escovação e o uso de fio dental são realizados normalmente, mesmo se ele estiver na boca. Ou seja, é muito mais prático, pois nem sempre há possibilidade ou tempo de retirá-lo e higienizá-lo à parte.

Para quais casos ele é indicado?

O invisalign é indicado para diversos tipos de problemas, dos mais leves até os mais severos, como dentes apinhados ou muito espaçados, mordida cruzada, sobremordida e prognatismo. Mas, para que seus resultados sejam realmente eficazes, é essencial que o paciente permaneça com ele por, pelo menos, 20 horas diárias.

Para que o molde do aparelho seja feito, o especialista solicitará fotografias e medidas dos dentes. Em seguida, esses dados serão encaminhados para um planejamento digital, que determina quantas placas ortodônticas serão necessárias e qual será o tempo do tratamento.

Assim que houver aprovação do usuário e do profissional, a produção do aparelho é iniciada. Em geral, o paciente recebe de uma única vez todos os alinhadores necessários para seu tratamento, do começo ao fim.

Como funciona o tratamento com as placas ortodônticas?

Cada uma das placas ortodônticas deve ser usada por cerca de duas semanas. Nesse período, os dentes começam a se mover, mas o paciente não sente qualquer desconforto. A cada troca de alinhador, o sorriso apresenta novas mudanças, que em geral são visíveis de imediato.

Essa troca deve acontecer para que uma nova pressão seja feita nos dentes e eles continuem em movimento. Assim, eles permanecem sempre prontos para receber um novo aparelho, até que a nova posição desejada seja alcançada. Para adultos, o tratamento médio pode durar até 12 meses e demanda o uso de cerca de 20 a 50 alinhadores e o acompanhamento precisa ser feito uma vez a cada 6 ou 10 semanas. Porém, esses números variam de acordo com a gravidade do caso.

E você, como costuma cuidar da sua saúde bucal? Entre em contato conosco e agende uma visita com um especialista!

Posts RecentesCategoriasTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii