CONHEÇA NOSSO BLOG
Mordida Blog

O que é mordida cruzada e como tratar

Um sorriso bonito e alinhado é mais importante que apenas por questões estéticas. O resultado também tem a ver com a saúde e uma boa qualidade de vida, já que garante o funcionamento perfeito dos dentes.

Quando certas condições estão presentes, podem ocorrer diversos impactos no cotidiano. É o caso da mordida cruzada, um problema comum, mas que merece atenção especial para ser corrigido.

Quer entender melhor essa condição? Leia o post para ver do que se trata e como tratar mordida cruzada.

O que é mordida cruzada e por que ela acontece?

A mordida cruzada é o nome dado ao quadro quando a arcada dentária superior não encontra corretamente a inferior. Em geral, isso ocorre quando a arcada debaixo é mais longa e proeminente que a de cima. Sem o encaixe, configura-se o problema.

A condição é causada tanto por dentes que crescem tortos, quando pelo subdesenvolvimento do osso do maxilar. Em geral, os fatores genéticos são os que mais contribuem para a ocorrência.

Crianças que chupam o dedo ou chupeta por muito tempo, por exemplo, têm maiores chances de desenvolver a condição. Em geral, ela surge bem cedo e o tratamento para mordida cruzada deve ser feito quanto antes.

Apesar de ser comum em crianças e adolescentes, ele pode prosseguir até a vida adulta o que exige ainda mais atenção.

Quais são os efeitos desse quadro?

Tão importante quanto reconhecer o que é mordida cruzada é saber o que esse problema acarreta. Um dos efeitos negativos iniciais é a dificuldade na mastigação e na respiração. Para crianças, isso pode atrapalhar o processo de nutrição no começo da vida, além de causar grandes incômodos respiratórios.

Em adultos, os efeitos principais incluem o bruxismo e consequentemente, o aumento do risco da perda de dentes. Sem o tratamento certo, o problema leva à necessidade de implantes e de outros procedimentos complexos.

Outras consequências incluem a elevação do risco de retração gengival, complicações nas articulações bucais, dificuldades para dormir e barulho de ranger ao abrir e fechar a boca.

Além de tudo, é uma condição que afeta a autoestima e também pode prejudicar a fala, o aspecto social, portanto, é diretamente atingido.

Como é feito o tratamento para mordida cruzada?

Para saber como tratar mordida cruzada é importante saber, primeiramente, que somente o dentista é capaz de indicar a abordagem correta. Por meio de uma avaliação da saúde dos dentes, do grau da condição e do tipo de mordida cruzada, o especialista determina qual é o melhor caminho.

Em geral, há duas possibilidades. A primeira é o uso de aparelho ortodôntico, com o objetivo de gerar o alinhamento e correção da mordida.

Em outros casos, a alternativa é a cirúrgica ortodôntica, que é ou não ser acompanhada da utilização de aparelho.

Na maior parte das vezes, os tratamentos são tão mais efetivos quanto menor for a idade do paciente.

Ao saber o que é mordida cruzada, você notará que o problema pode ter graves consequências. Por isso, é fundamental buscar tratamento para mordida cruzada quanto antes e garantir a máxima saúde bucal!

Se ainda tiver alguma dúvida sobre essa condição, deixe um comentário e participe!

Posts RecentesCategoriasTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii