CONHEÇA NOSSO BLOG
O Que Fazer Apos Uma Fratura Dental Miniatura

O que fazer após uma fratura dental

Seja por uma queda ou um acidente, qualquer pessoa pode ter uma fratura dental. Em crianças, então, esses casos são ainda mais comuns. Mas quando isso acontece, como proceder? Em um primeiro momento, bate aquele desespero. Além de dores e incômodos, surge o pensamento de como evitar que aquela condição seja permanente. Mas acredite, isso pode ser mais simples do que se imagina.

Quer saber como proceder caso isso aconteça? Acompanhe este artigo para entender melhor as providências que devem ser tomadas para não atrapalhar a recolocação.

Qual é o primeiro passo diante de uma fratura dental?

O primeiro passo para lidar com a fratura dental é encontrar a lasca ou a parte que foi quebrada. A depender da condição da mesma e da condição do dente, uma realocação na cavidade bucal pode ser realizada. Nunca segure o dente pela raiz, pois isso pode impossibilitar esse procedimento mais tarde. O ideal é armazenar em recipiente apropriado.

Com sangue no local, é importante higienizar a boca com água limpa. Acrescentar um pouco de gelo para anestesiar momentaneamente pode ajudar a estancar, mas cuidado para não exagerar na dose e intensificar a sensibilidade. Para dentes de crianças, é importante lavá-los com soro fisiológico e mergulhá-los na substância até o atendimento. Caso o dente não seja encontrado, o dentista avaliará a melhor alternativa para fazer a correção.

Quanto tempo depois da fratura o atendimento pode ser recebido?

Quanto mais rápido você procurar um atendimento odontológico mais eficiente será o seu atendimento. Assim que a fratura dental acontecer, ligue imediatamente para seu dentista, mesmo que seja em um fim de semana. Assim, ele pode indicar um plantão de confiança caso não possa atendê-lo.

Se a fratura não tiver exposição da raiz, a solução vem mais rapidamente, com agente adesivo e resina. Mas se abalar estruturas, como a raiz ou a coroa, talvez um tratamento de canal seja recomendado. Não tome nenhuma iniciativa por conta própria. Somente o dentista é capaz de definir a sua situação e receitar um tratamento. Muitas vezes, isso acontece somente após um exame minucioso e um raio X da arcada dentária.

É preciso procurar atendimento médico?

Em casos de batidas mais severas ou de fratura dental em crianças, é importante procurar também atendimento médico. A gravidade do acidente pode causar problemas a princípio imperceptíveis que, se não forem tratados adequadamente, causam problemas a longo prazo nos dentes permanentes.

Além disso, é bom ter a certeza de que não houve nada grave com outras partes do corpo. Para crianças, novamente esse atendimento é recomendado, inclusive para evitar que elas não fiquem com algum trauma. Pronto! Agora você já está preparado para agir caso tenha que lidar com uma fratura dental.

O mais importante neste caso é sempre manter a calma e se lembrar que a tecnologia está satisfatoriamente avançada para sanar essa questão, ainda que um implante seja necessário.

Gostou do artigo? Para receber o melhor atendimento odontológico, conheça o Instituto Oral Itaim.

Posts RecentesCategoriasTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii