CONHEÇA NOSSO BLOG
03Fev

Saiba mais sobre a função da ortopedia funcional para os maxilares!

Muitas pessoas sofrem de desconforto mandibular, ocasionado pelo mau posicionamento dentário. Esse problema pode gerar consequências futuras como: bruxismo, má respiração, mordida cruzada ou aberta, dentição torta e outros incômodos. Porém, existe uma área da odontologia específica para tratar esses problemas, chamada Ortopedia Funcional para Maxilares (OFM), que poucos a conhecem. Prossiga a leitura e saiba mais sobre ela!

Afinal, o que é ortopedia funcional para os maxilares (OFM)?

A ortopedia funcional para os maxilares tem a função de tratar e corrigir desequilíbrios ósseos, musculares e alterações posturais nos maxilares. Além disso, promove o alinhamento dos dentes, sem dor e sem extração de dentes.

Diferença entre ortopedia funcional e ortodontia

Ambas as técnicas têm o objetivo em comum de tratamento e estímulo correto dos músculos da boca e mau posicionamento dentário. Porém, existem pequenos detalhes que as diferenciam. Veja a seguir!

Ortopedia funcional

A ortopedia funcional atua diretamente no desenvolvimento dos maxilares, buscando o equilíbrio facial através de estímulos neurais. Isto é, o profissional especializado utilizará de aparelhos móveis específicos para que a rede sensorial na região da boca emitam mensagem para o sistema nervoso central. A partir disso, o corpo responderá a esse estímulo remodelando as estruturas ósseas e musculares.

Vale ressaltar que essa técnica não utiliza de força externa para realizar o tratamento. Essa técnica foi reconhecida em 2001 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) como tratamento eficaz em utilizar forças naturais dos músculos da própria boca para resolver problemas atrelados a ela.

Ortodontia

Já a ortodontia tem a sua atuação na correção do posicionamentos dos dentes, mordidas e arcada dentária. Porém, é limitada aos usos de aparelhos fixos ou alinhadores transparentes, que utilizam da sua força externa para demonstrar resultado no tratamento.

Por que a OFM é indicada para crianças?

Antes de tudo, uma ressalva: a técnica da ortopedia funcional também funciona para adultos. Porém, é indicado começar o tratamento o quanto antes. Por isso, é indicado que os pais levem seus filhos regularmente ao dentista para que o problema seja avaliado e tratado com antecedência. O tratamento de OFM para crianças age ainda na dentição de leite, corrigindo problemas de má oclusão, mordida torta e evitando procedimentos mais invasivos no futuro como: extração de dentes e cirurgia de correção de estrutura óssea.

Quais problemas tratáveis com a OFM?

Existem uma gama de problemas que podem ser solucionados com a ortopedia funcional. Veja alguns deles:

  • bruxismo (ato de ranger os dentes durante o sono);
  • apneia do sono;
  • zumbido e dores de ouvido;
  • dores de cabeça;
  • dores faciais;
  • ATM (articulação temporomandibular) e DTM (disfunção temporomandibular);
  • dentição torta;
  • mordida cruzada ou aberta;
  • lábios abertos;
  • mau posicionamento da língua ou do queixo;
  • barulho ao mastigar.

Encontre um especialista em ortopedia funcional!

Ficou interessado na técnica de ortopedia funcional? Agende uma consulta na clínica da Dra. Joana Ozi e resolva seus problemas. Ela é uma profissional altamente qualificados para realizar serviços de tratamento, prevenção e estética dental. Cuide do seu sorriso!

Achou nosso conteúdo útil? Acompanhe nosso blog! Lá você encontra:

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2021 Instituto Oral Itaim | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii