CONHEÇA NOSSO BLOG
22Dez

Cuidados após a retirada do aparelho ortodôntico

Muitos pacientes acham que estão livres após o aparelho ortodôntico. Isso se dá por conta das restrições alimentares, dores de dentes depois da manutenção no aparelho e visitas mensais ao dentista, critérios exigidos devido ao uso do aparelho fixo. Nesse artigo, vamos passar algumas sugestões de como agir após finalmente passar pela retirada do aparelho ortodôntico e como o Instituto Oral Itaim pode te ajudar!

Estou totalmente livre depois da retirada do aparelho ortodôntico? Nem sempre!

Aparelho móvel e contenção

A maioria das pessoas se surpreendem que depois da retirada do aparelho ortodôntico fixo é preciso utilizar o aparelho móvel e contenção.

O aparelho móvel é uma estrutura metálica feita sob medida e encaixada na parte superior da boca. A função do seu uso é manter o alinhamento dos dentes mesmo depois da retirada do aparelho ortodôntico fixo. Sendo assim, a frequência que cada paciente irá utilizar o seu aparelho móvel deverá ser estipulada pelo dentista.

Já a contenção inferior é fixa. A estrutura consiste num fio de aço fino, colado na parte inferior e interna dos dentes. Com isso, a contenção torna-se totalmente invisível, facilitando a higiene bucal completa.

Clareamento dentário

Em seguida da retirada do aparelho ortodôntico, é comum aparecer algumas manchinhas amareladas no dente. Isso porque o uso fixo do aparelho, dificulta a higienização dentária adequada, gerando o acúmulo de placa bacteriana e perda do esmalte dos dentes.

A solução para este problema, são os clareamentos dentários ou lentes de contato dentárias.

Os dois procedimentos consistem no clareamento dos dentes. A diferença são os resultados, que poderão ser vistos de longo a curto prazo. Visite uma clínica especializada e descubra a melhor opção!

Visita ao dentista

Grande parte dos pacientes costuma perder a frequência de visita ao dentista, justamente por se ver livre do tratamento depois da retirada do aparelho ortodôntico. O ideal seria retornar ao dentista sempre que possível nas consultas marcadas. Profissionais recomendam que a frequência ideal são duas vezes ao ano ou de seis em seis meses.

Cuide da sua higiene bucal

A retirada do aparelho ortodôntico facilita nossa higiene bucal, mas mesmo assim os pacientes costumam “desleixar” esse cuidado. Especialistas garantem que a manutenção da saúde bucal se mantém com uma boa rotina. A seguir, alguns cuidados:

  • escovação de maneira correta pelo menos 3 vezes ao dia;
  • escovação da língua;
  • uso do fio dental;
  • uso de enxaguante bucal.

Agora que você já sabe os cuidados e sugestões a serem tomados após a retirada do aparelho ortodôntico. Agende sua consulta. O Instituto Oral Itaim está seguindo todos os protocolos de segurança.

Gostou deste artigo? No Blog Instituto Oral Itaim você encontra outros conteúdos semelhantes a este. Veja:

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii