CONHEÇA NOSSO BLOG
27Nov

Saiba a importância de escovar os dentes da forma correta

Um sorriso saudável é sempre sinal de que a higiene bucal está em dia. Isso requer disciplina, mas também cuidados adequados para realizar todos os procedimentos necessário. A escova, que deve ter cerdas com boa textura e qualidade, e o fio dental são as principais ferramentas para garantir um bom resultado. Além disso, contar com produtos de marcas confiáveis também ajuda bastante.

Se você tem tudo isso em mãos, agora é hora de entender melhor a importância de escovar e como escovar os dentes da forma correta. Apesar de ser algo simples, talvez você não esteja fazendo tudo o que deveria. Vamos lá?

Por que é tão importante fazer uma boa escovação?

Estamos acostumados a ouvir o quanto é indispensável escovar os dentes da forma correta. Principalmente para evitar o surgimento das tão temidas cáries, que se desenvolvem a partir de restos de comida acumulados na dentição.

Mas não é só isso: outros problemas também são eliminados de vez se tudo for feito do jeito certo. Por exemplo, gengivite e periodontite, que são doenças bucais que podem se agravar e trazer consequências permanentes para os dentes. Sem contar com o mau hálito, que vai embora e não incomoda mais. Ou seja, se você quer manter seu sorriso intacto, não deixe de se manter firme no propósito de cuidar melhor da sua saúde bucal.

Como escovar os dentes da forma correta?

O primeiro passo para escovar os dentes da forma correta é dividir sua boca em quatro partes: a parte superior, a inferior e as duas laterais. Cada uma delas deve ser escovada por pelo menos 30 segundos. Porém, não se prenda a isso. Uma limpeza bem-feita demora aproximadamente 2 minutos, mas você pode exceder esse tempo com tranquilidade. O importante mesmo é não colocar força nos movimentos e realizá-los na direção certa.

Eles devem ser feitos em vai e vem, em uma velocidade moderada, com movimentos curtos e com as cerdas levemente anguladas para a gengiva (45 graus). Assim, você não machuca sua gengiva, porém mantém limpa e saudável. Por fim, escove a língua, pois ela também acumula restos de alimentos, motivo do hálito ruim.

O que mais pode ajudar na limpeza?

O grande aliado de uma boa escovação é o fio dental. Portanto, não tenha preguiça de usá-lo todos os dias sempre que escovar os dentes. Ele ajuda a evitar que a placa bacteriana se acumule e retira detritos que a escova não conseguiu alcançar.

É importante nunca usar a mesma parte do filme para limpar espaços diferentes, do contrário os restos recolhidos podem ser depositados nos dentes novamente. Por fim, pode finalizar com enxaguante bucal. Mas lembre-se de que ele é um produto, apenas para dar um toque final no hálito. Sozinho, não tem efeito na limpeza.

Escovar os dentes da forma correta não é difícil. Basta que você tenha empenho em reproduzir todos esses passos diariamente e sempre que fizer a escovação. Ao perceber os resultados, esse se tornará um momento ainda mais prazeroso e gratificante da sua rotina!

Se esse artigo foi útil para você, siga nossa página no Facebook e compartilhe também as informações sobre um sorriso bonito em suas redes sociais. Dessa maneira, outras pessoas também podem aprender a ter bons cuidados com a saúde bucal!

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii