CONHEÇA NOSSO BLOG
10Jul

Saiba como os selantes dentais ajudam a melhorar a saúde bucal

Para ter um sorriso perfeito, é fundamental manter cuidados diários de higiene e agendar consultas periódicas com o dentista. Tais precauções devem começar ainda na infância e são indispensáveis assim que os dentes permanentes surjam.

É comum que o profissional indique tratamentos complementares de proteção ao sorriso. Um deles é a aplicação de selantes dentais, recomendado principalmente para crianças que apresentam riscos de cáries.

Quer saber o que eles fazem e por que são tão importantes para a saúde bucal? Então continue a leitura deste artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Entenda o que são selantes dentais

Os selantes dentais são uma espécie de revestimento de resina. Eles são aplicados por toda a superfície de mastigação dos dentes do fundo, molares e pré-molares, devido ao seu uso mais constante na função e anatomia que favorece a retenção de bactérias.

Em geral, os selantes são sempre brancos ou transparentes. Assim, é impossível percebê-los durante a conversação, a alimentação e demais atividades que exijam mais movimentações da boca.

Conheça sua importância para a saúde bucal

Os dentistas costumam indicar selantes dentais para garantir proteção contra bactérias causadoras de cáries, um dos princípios mais importantes para uma saúde bucal adequada. É comum que eles sejam aplicados assim que o dente cresce e se forma, dos seis aos 12 anos de idade.

Mas adultos e crianças mais velhas também utilizam o produto, caso o sulco de seus dentes seja muito profundo, pois esse fator aumenta as chances de desenvolver cáries. Com a orientação profissional adequada, fica mais fácil definir a melhor época para iniciar o tratamento e avaliar se existe necessidade de reaplicação.

A quantidade de dentes que necessitam de selagem é determinada pelo dentista. Todos estão sujeitos à cárie, então de acordo com a avaliação realizada, mais de uma consulta pode ser necessária para completar o procedimento.

Veja como o produto é aplicado

Para começar, não é preciso sentir medo: a aplicação de selantes dentais não requer uso de brocas ou anestésicos e é totalmente indolor. O dentista fará a limpeza de toda a superfície dentária para remover placas e restos de alimentos. Depois, ele aplicará ácido fosfórico para que a superfície do dente se altere e fique mais áspera.

Então, chega o momento de aplicar o selante. Alguns tipos desse produto são chamados de fotoativados e pedem uma breve exposição a uma luz ultravioleta. De qualquer forma, a secagem é bem rápida e em poucos minutos o dentista poderá avaliar se ela se concretizou.

Além disso, ele confere se o resultado não ficou em alto relevo e se precisa de ajuste ou leve remoção.

Saiba o que fazer após a selagem

A selagem é uma ação de caráter preventivo para a saúde bucal. Portanto, é essencial manter a escovação e o uso de fio dental em dia. Caso o paciente esteja com mais de um tratamento dentário em andamento, deve continuar cumprindo as indicações do dentista para manutenção e higiene.

Como vimos, os selantes dentais são ótimas opções para evitar as cáries. No entanto, é preciso manter a higiene bucal para prevenir outras doenças. Além disso, visitar regularmente o dentista também é essencial.

E você, já passou por esse procedimento? Em que idade o uso de selantes dentais foi recomendada para você? Deixe um comentário abaixo e conte sobre sua experiência!

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii