CONHEÇA NOSSO BLOG
28Maio

Cuidados necessários para a saúde bucal da gestante

Durante a gravidez, a mulher lida com hormônios que causam muitas mudanças ao corpo. Todavia, é de conhecimento comum que certos cuidados são indispensáveis. Por exemplo, o pré-natal não pode faltar para proporcionar uma gravidez saudável. O que muitas não sabem é que a saúde bucal da gestante tem importância similar. Se não estiver em dia, alguns problemas podem ocasionar até o nascimento prematuro e outras complicações. Descubra, ao longo deste artigo, o que deve ganhar atenção nesse momento tão delicado.

Saúde bucal da gestante: tudo o que você precisa saber

saiba mais sobre a saúde bucal da gestante

Para uma gravidez saudável

Complicações na gengiva podem ocasionar, sim, o nascimento prematuro. Por essa e outras razões, a saúde bucal da gestante tem importância para uma gravidez saudável. Uma alimentação saudável é indicada para todos, principalmente para mulheres grávidas. Alinhado a esse fato está a necessidade da higiene bucal controlada. O estado de saúde da mãe influencia no do bebê.

Evitando problemas orais

O acúmulo de placa bacteriana comumente gera gengivite, e estudos mostram que muitas mulheres grávidas sofrem do problema. A área de encontro da gengiva com os dentes, o colo dentário, precisa receber atenção especial. Além disso, ao substituir doces e outras guloseimas por alimentos integrais, maior a chance de valorizar a saúde bucal da gestante. Outro grande problema é o fato de questões corporais surtirem efeito na boca. No caso do vômito, por exemplo, quando o pH fica mais ácido, os dentes são afetados.

Mitos e verdades

  • Cáries são mais comuns durante a gestação: verdade;
  • a mãe divide cálcio com o bebê e, por isso, o dente fica mais fraco: mito. Mas isso não elimina a necessidade de manter uma alimentação rica em cálcio. Couve, grão de bico, leite, queijo e até tofu. Tudo em prol da saúde bucal da gestante e de todo o corpo;
  • grávidas não podem tomar anestesia nem fazer radiografia da boca: mito;
  • problemas gengivais colaboram para o nascimento prematuro: verdade.

Cuidados

Como dito anteriormente, os dentes ficam muito expostos ao suco gástrico por conta dos vômitos comuns à gravidez. Um dos principais cuidados para a saúde bucal da gestante está em praticar a escovação/higienização completa. Bem como controlar o consumo de açúcar, analisar hábitos alimentares e fazer visitas ao profissional mais vezes. Pode não parecer de primeira, mas o pré-natal odontológico é tão importante quanto o tradicional. Cuidar da saúde bucal da gestante é proporcionar mais motivos para uma gravidez tranquila.

Quando buscar por acompanhamento?

Quando a gravidez é planejada, o acompanhamento com profissional deve começar antes. Tratar de cáries e outros problemas devem ser eliminados. Durante ou em caso de gravidez inesperada, o profissional de odontologia entra a partir do 4º mês. Antes disso, é preferencial que não ocorra, pois o bebê está mais sensível aos efeitos de medicamentos. Até a posição que a grávida fica na cadeira do profissional, no início da gestação, pode levar a enjoos e desconforto. Por essas e outras razões, a higiene bucal deve ser realizada sempre, para todos.

Conte com um profissional da área

Profissional da saúde bucal da gestante

Conte com o Instituto Oral Itaim para o acompanhamento da saúde bucal da gestante. Situado no Itaim Bibi, oferecemos soluções para a saúde bucal por meio de dentistas especializados. Além, é claro, de toda estrutura necessária para atender suas necessidades. Quem busca por uma clínica odontológica em sp de qualidade, encontra o que precisa conosco.

Em nosso blog, você confere artigos exclusivos sobre função do elástico do aparelho, escovação infantil, implante de dente, plástica na gengiva e muito mais. Entre em contato e faça-nos uma visita.

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii