CONHEÇA NOSSO BLOG
Saúde bucal na terceira idade

Saúde bucal na terceira idade: saiba o que é odontogeriatria

Cuidar da saúde bucal na terceira idade se torna mais delicado do que o normal. Por mais que o recomendado seja levar uma vida embasada nos bons cuidados, é na velhice que alguns problemas pontuais costumam aparecer. E foi por essa razão que o Instituto Oral Itaim preparou este artigo exclusivo com tudo que você precisa saber sobre saúde bucal na terceira idade. Conheça o conceito de odontogeriatria e como funciona nos dias de hoje.

Como manter a saúde bucal na terceira idade: odontogeriatria

saúde bucal na terceira idade: odontogeriatria

O que é?

Odontogeriatria é um desdobramento da odontologia focado na saúde bucal na terceira idade. Em resumo, são cuidados essenciais preparados para a delicadeza que a melhor idade fornece. A saúde bucal precisa de cuidados para evitar doenças mais graves e outros transtornos. Perda de dentes, perda de paladar e da saliva podem ocorrer. Explicaremos mais tarde neste artigo.

Importância

O procedimento – em sua especialidade e foco na terceira idade – surgiu nos EUA na década. No Brasil, chegou quase na virada do milênio. Todavia, já ganhou a devida importância e deve entrar, sim, no check-list de saúde na terceira idade. A seguir, você conhecerá os principais problemas que ameaçam a saúde bucal de um idoso. Com o acompanhamento de um profissional, podem ser evitados e o bem-estar é certo.

Principais problemas

2019 06 Saude Na Terceira Idade Cuidados

Perda de paladar

Com o tempo, é comum perder a sensibilidade gustativa. Consequentemente, o paladar. O problema relacionado a isso está em quem exagera no açúcar, sal e temperos para elevar o sabor do alimento. Logo, para a saúde, esse exagero é prejudicial para a boca e todo o corpo. Ou seja, a saúde bucal na terceira idade é afetada.

Fluxo salivar

A saúde bucal na terceira idade apresenta a diminuição do fluxo salivar também. Isso acontece, principalmente, por conta da alta ingestão de medicamentos. Essa falta de saliva pode ocasionar em halitose, causadora de mau hálito. É comum para o idoso apresentar até complicações para comer.

Perda de dentes

Perder o dente não é um fator natural do envelhecimento. Isso se dá por conta de outras dificuldades da fase. Falta de equilíbrio manual para realizar a correta higienização, fraqueza muscular e consumo exagerado de açúcar pode ocasionar a perda dentária. Existem outras doenças infecto-inflamatórias na gengiva e outros tecidos de sustentação que também pode ocasionar o problema.

Suco gástrico

Na terceira idade, a produção de suco gástrico também tende a diminuir. Alinhado às complicações com paladar e saliva, a falta desse elemento estomacal prejudica na alimentação. O problema se intensifica na falta de dentes.

Língua frágil

Perder a tonicidade na língua também é uma ameaça para a saúde bucal na terceira idade. Com a fraqueza, a língua perde algumas funcionalidades e apresenta dificuldades naturais do corpo. Ou seja, fala e alimentação, por exemplo, são prejudicadas.

Cuidados para o dia a dia

Manter a higiene bucal tradicional é o indispensável. Certamente, escova de dentes elétrica pode ser uma mão na roda. O que não pode dispensar são as visitas ao odontogeriatra para que nada seja ignorado. A periodicidade é decidida por meio de avaliações profissionais de acordo com as necessidades do idosos. Geralmente, 6 em 6 meses é o intervalo para manter os cuidados. Porém, existem exceções, obviamente, para emergências.

Quando visitar um profissional?

Como dito anteriormente, para cuidar da saúde bucal na terceira idade é preciso estar em contato direto com um profissional. Você encontra dentistas especializados no Instituto Oral Itaim. Nossos profissionais contam com títulos nas melhores instituições de Odontologia do Brasil. Somos referência em implante dentário no Itaim Bibi. Conte com a clínica odontológica em sp que preza pela sua saúde. Em nosso blog, confira artigos sobre soluções de estética bucal, plástica na gengiva, implante de dente e muito mais. Entre em contato e faça-nos uma visita!

Posts RecentesCategoriasTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii