CONHEÇA NOSSO BLOG
13Jan

Conheça a técnica de sedação inalatória utilizada pelos dentistas

Você já ouviu falar em odontofobia? É a ansiedade e medo excessivo de frequentar dentistas. Conhecida também como a síndrome do jaleco branco, esse medo pode fazer com que muitos pacientes abandonem seus tratamentos odontológicos. Pensando nessa problemática, existem alguns meios alternativos para aliviar essa tensão ao entrar no consultório dentário. Uma delas, é a sedação inalatória que é menos invasiva, venha conferir!

Afinal, o que é sedação inalatória?

A sedação inalatória, também conhecida como gás hilariante ou gás do riso é composta por mistura de oxigênio com óxido nitroso. Essa técnica é chamada de “sedação consciente”, pois o óxido nitroso, um gás incolor, com teor adocicado que ao ser inalado tem o efeito de ansiolítico e relaxante.
O diferencial dessa sedação é que ela é menos invasiva. Durante todo o procedimento, os sinais vitais e de consciência permanecem estáveis. Ou seja, o paciente continua obedecendo a estímulos e comando verbais.

Existe contraindicação?

Os dentistas costumam indicar a sedação inalatória para:

  • pacientes que têm fobia;
  • crianças hiperativas;
  • pacientes hipertensos, cardiopatas, epiléticos, diabéticos;
  • pacientes que tiveram AVC ou paralisia cerebral.

Os profissionais da saúde já contraindicam para determinado grupo que poder ser arriscado, confira seguir:

  • pacientes que possuem algum problema respiratório (bronquite, sinusite, rinite);
  • gestantes no primeiro trimestre de gravidez;
  • dependentes químicos.

Quais são os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais da sedação inalatória são considerados quase mínimos. Em alguns casos, o paciente pode sentir náuseas, vômitos ou diminuição na audição devido a pressão do óxido nitroso.

É válido ressaltar que a sedação inalatória é como se fosse uma anestesia suavizada. Porém, dependendo dos casos não isenta o uso da anestesia convencional.

Quais procedimentos utilizam a sedação inalatória?

Para você que sofre de odontofobia, os profissionais da odontologia indicam a sedação inalatória como aliada nos seguintes procedimentos:

Conte com a Dra. Joana Ozi para realizar seu procedimento!

Você sabia que nem todos os dentistas podem realizar a aplicação da sedação inalatória? Porém, a Dra. Joana Ozi é altamente qualificada e especializada em todos os tipos de tratamento odontológico. Entre em contato conosco!

Esse conteúdo foi útil? Acompanhe mais em nosso blog!

Posts RecentesTags
  • Copyright © 2021 Instituto Oral Itaim | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii