CONHEÇA NOSSO BLOG
Tecnicas Inovadoras Para O Tratamento Da Dtm Miniatura

Técnicas inovadoras para o tratamento da DTM

A DTM é a sigla para disfunção da articulação temporomandibular. Ela acontece quando há problemas na mobilidade da articulação e/ou da musculatura entre a têmpora e a mandíbula.

Os principais sintomas incluem dores de cabeça, no ouvido e no pescoço, ranger ao abrir a boca e dor e/ou dificuldade para executar o movimento. As causas não são totalmente conhecidas e vão desde motivos genéticos ao bruxismo e ao hábito de mascar chicletes.

Para ter máxima qualidade de vida é fundamental buscar o tratamento da DTM que é mais adequado. Atualmente, há diversas alternativas e, na sequência, você conhecerá algumas das principais. Confira e entenda como lidar com esse quadro.

A fisioterapia é uma possibilidade bastante comum

Em muitos casos, a DTM ou dor orofacial é causada pelos hábitos em relação ao uso do maxilar. A própria falta de relaxamento pode piorar esse caso, então a fisioterapia é recomendada em quase todas as situações.

Para diminuir os sintomas, são feitos exercícios localizados no pescoço, na face e na cabeça. Também é possível realizar exercícios na parte interna da boca para equilibrar a musculatura. Entre as técnicas usadas, há a crioterapia e a termoterapia, que utilizam compressas frias e quentes, respectivamente.

Cada exercício é indicado de acordo com o grau do quadro no paciente. Além de tudo, trata-se de algo feito de forma complementar, então a fisioterapia não resolve a questão de maneira isolada.

A fonoaudiologia ajuda a corrigir hábitos

Como a articulação temporomandibular (ATM) faz parte da fala, a fonoaudiologia também está presente no tratamento da DTM. O principal objetivo é consertar certos problemas na fala e alguns hábitos que podem impactar os músculos e a articulação.

Também é feita uma reeducação sobre a forma de utilizar essa estrutura, além de exercícios para relaxar e evitar o travamento mandibular. As massagens e as práticas são os mais comuns, mas ainda é possível recorrer à eletroterapia. Acima de tudo, é um jeito de manter o equilíbrio das estruturas e ajudar a consolidar um bom funcionamento.

O agulhamento seco é mais um tratamento da DTM

A acupuntura é muito conhecida por realizar a inserção de agulhas em pontos considerados especiais pela medicina chinesa. No caso do agulhamento em seco para DTM, o funcionamento é semelhante.

O profissional dentista também aplica agulhas na região do rosto, mas o objetivo é desfazer o “nó” ou possível gatilho na face. Com maior penetração, a agulha busca o músculo responsável pelo travamento, a partir de exames. A intenção é atuar apenas nos músculos contraídos, o que gera relaxamento. Há a retomada, ainda que parcial, da função muscular e redução nas dores.

O uso de aparelho intra-oral pode solucionar o problema

Outro tratamento da DTM bastante utilizado é a prescrição de um aparelho móvel intra-oral. Ele é mais recomendado para casos leves ou moderados e para pessoas que sofrem com o bruxismo. É feito de material maleável e se encaixa perfeitamente nos dentes do paciente.

O objetivo é mudar a posição da língua e da dentição e diminuir o atrito. Isso previne o travamento mandibular e garante maior relaxamento ao acordar. Desse jeito, é uma opção de uso contínuo e que tem o objetivo de evitar a piora da condição.

Os diferentes tipos de tratamento da DTM devem ser prescritos por um médico especialista. A partir da avaliação do quadro, é possível selecionar a melhor configuração para reduzir as dores e lidar com a condição.

Se ainda tiver dúvidas sobre as possibilidades, use o espaço nos comentários e participe!

Posts RecentesCategoriasTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii