CONHEÇA NOSSO BLOG
Sorriso perfeito: conheça os tipos de aparelhos ortodônticos para alinhar os dentes

Sorriso perfeito: conheça os tipos de aparelhos ortodônticos para alinhar os dentes

A busca por um sorriso perfeito é constante: seja por questões de estéticas, seja de saúde bucal, esse costuma ser o principal objetivo de quem procura um tratamento com um profissional.

O resultado ideal não inclui apenas dentes brancos e limpos, mas também a harmonia de toda a arcada. Por isso, o uso de aparelhos ortodônticos é indicado para alinhar os dentes e fazer com que esse efeito seja permanente.

Existem diversos modelos de aparelho, que atendem a diversos problemas e formatos de boca. Para conhecê-los e descobrir o que fazem, continue a leitura deste artigo!

Aparelhos ortodônticos fixos

Sem dúvidas, os aparelhos ortodônticos fixos são os mais conhecidos entre os modelos para alinhar os dentes. Eles possuem essa denominação porque suas peças, chamadas de bráquetes, são coladas uma a uma com resina a um arco de aço para impor a força necessária à arcada dentária.

Essa pressão é responsável por mover e corrigir a posição dos dentes. Cada caso exige um tempo de uso diferente, conforme a necessidade e o objetivo do paciente. Embora antes tenha sido mais comum na boca de crianças, agora todas as idades demonstram tranquilidade para usá-lo e, finalmente, alcançarem o sorriso perfeito. Cabe informar que os bráquetes metálicos há algum tempo foram substituídos pelos de porcelana e sem borracha.

Aparelhos estéticos

Assim com os aparelhos ortodônticos fixos, os aparelhos estéticos possuem a mesma estruturação. Contudo eles são produzidos em materiais de cores mais discretas. Então, além de alinhar os dentes, esse tipo de aparelho se camufla no sorriso e pode trazer mais conforto e confiança a quem tem uma personalidade mais tímida ou insegura. Eles também são muito utilizados em pacientes que trabalham e não querem chamar atenção no ambiente de trabalho.

Aparelhos móveis

Ao final do tratamento para alinhar os dentes, é comum que o dentista recomende o uso de aparelhos ortodônticos móveis. Eles possuem apenas um fio em sua estrutura e têm o principal objetivo manter os dentes na posição desejada. As crianças que estão na fase de troca de dentes, mas precisam iniciar os cuidados, também se beneficiam bastante com esse modelo.

De acordo com a situação do paciente, será indicado o uso durante a noite também. É preciso manter uma limpeza metódica desse aparelho para mantê-lo sempre higienizado e não deixar que nenhum impasse atrapalhe a busca por um sorriso perfeito.

Alinhadores

De acordo com a situação do paciente, podemos utilizar os alinhadores, que são aparelhos removíveis. Eles são imperceptíveis, utilizados durante o dia e à noite, com o mesmo efeito do aparelho fixo. No entanto, somente em situações específicas podem ser removidos, como em uma festa ou reunião de trabalho. Antigamente, só existia no Brasil o Invisalign, que era importado com custo muito elevado. Hoje em dia, possuímos a mesma tecnologia nacional, o que torna esse tratamento com custo acessível.

Aparelho lingual

Este tipo de aparelho também possui a mesma aparência dos aparelhos ortodônticos fixos. Porém os bráquetes ficam acoplados na parte interna dos dentes, em contato direto com a língua.

Também é recomendado para quem procura por um tratamento mais discreto. No início, pode causar incômodos e pequenos cortes na língua. Com um pouco de paciência, em pouco tempo a adaptação acontece e o seu uso passa a ser praticamente imperceptível.

Expansor palatino

O problema de mordida cruzada é um dos que mais interfere no alinhamento dos dentes. Para solucioná-lo, o aparelho conhecido como expansor palatino pode ser fixado no céu da boca do paciente. Ele pode ser visto somente se o indivíduo abrir bem a boca, então, na maioria do tempo, permanece bem escondido.

Ele também prepara os dentes para uma cirurgia corretora, caso apenas seu uso constante não seja suficiente. Quanto mais cedo for colocado, mais rápido o sorriso perfeito se torna realidade.

Você conhecia todos esses tipos de aparelhos ortodônticos? Faz uso de algum deles ou teve uma experiência satisfatória? Comente e participe!

Posts RecentesCategoriasTags
  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii