Sedação consciente

Sedacao Consciente

São inúmeros os casos de pacientes que deixam de ir ao consultório odontológico por medo. Alguns adiam o quanto podem, muitas vezes por anos, agravando a condição inicial, pois têm fobia (da anestesia, do “motorzinho”) ou passaram por algum tipo de trauma na cadeira do dentista. O fato de ter algo que altere essa sensação de medo, transformando a ida ao dentista em uma experiência agradável é decisivo para esses pacientes conseguirem realizar o tratamento dentário. Por isso, o Instituto Oral Itaim investiu em sedação consciente, também conhecida como sedação inalatória

A sedação inalatória, utilizada em mais da metade das clínicas odontológicas nos Estados Unidos é uma sedação leve a moderada, a qual tem o objetivo de acalmar o paciente para realizar qualquer procedimento. O gás utilizado é o óxido nitroso, conhecido como gás do riso ou gás hilariante. Foi descoberto em 1774, sendo que em 1840 já era utilizado pelo dentista Horace Wells.

Durante a sedação consciente, o paciente costuma não perceber o tempo que esteve na cadeira, mas vai ficar acordado durante o procedimento, sabendo o que está acontecendo, porém sem receio, tranquilo.

A sedação inalatória é indicada a pacientes fóbicos, para qualquer procedimento, inclusive os mais simples. Em casos mais complexos, para cirurgia dental ou tratamento de canal, mesmo em pacientes que não têm medo, também é indicada, pois são procedimentos mais longos e muitas vezes geram ansiedade.

A sedação consciente é uma técnica extremamente segura, com pouquíssimas contraindicações, podendo ser realizada inclusive em crianças e idosos. O óxido nitroso não é metabolizado, ou seja, após a sedação, não terá mais nada no organismo. Assim que é revertida a sedação, o paciente volta ao seu estado normal, em questão de poucos minutos, diferente de quando é medicado por via oral.

Vantagens da sedação

1.

Possibilidade de dar a dose ideal para cada pessoa, individualizando assim a medicação

2.

Técnica extremamente segura, muito mais do que medicação via oral, como Diazepan,
Dorminid, Frontal

3.

Reversão imediata, o que possibilita ao paciente executar qualquer função após, inclusive dirigir

4.

Aumento da oxigenação durante o procedimento

5.

Analgesia pré-anestésica, paciente sente muito menos ou muitas vezes nem sente a anestesia

6.

Possibilidade de uso em crianças e idosos;

7.

Ação extremamente rápida, em aproximadamente 15 minutos o paciente estará sedado

8.

Diminui extremamente medo e ansiedade, levando à sensação de bem-estar.

O uso de sedação consciente ainda não é uma realidade no Brasil, porém, nós do Instituto Oral Itaim, pensando sempre no conforto de nossos pacientes e em promover um momento agradável, mesmo em um consultório odontológico, já temos este equipamento e profissionais capacitados para seu uso.

Agende uma consulta ou tire suas dúvidas sobre o procedimento

  • Copyright © 2018 Instituto Oral Itaim - CRO CL : 12962 | RT: Joana Ozi CROSP: 92.804
  • Agência Trii